Um corredor amador se preocupa com vários detalhes de sua rotina: qual a alimentação adequada? Que tipo de treino deve realizar? Quantas horas por noite deve dormir? Essas são apenas alguns dos cuidados adotados para tentar o melhor desempenho possível na tão sonhada prova. Você sabia que aquela dor incômoda no quadril ou na pisada pode ser reflexo de sua saúde bucal? Uma disfunção dos músculos temporomandibulares (ATM), por exemplo, costuma gerar dores nas costas e no pescoço e um desalinhamento postural, que pode reverter em uma sobrecarga das articulações, como quadril, joelhos e tornozelo.

“Os estímulos dolorosos podem ser transmitidos entre os tecidos que envolvem os músculos e para os nervos, causando consequências em outras partes do corpo”, explica o dentista Sergio Correia, especialista em dentística restauradora e em periodontia. Outro ponto mencionado por correia está relacionado ao sono. Muitas pessoas não sabem, mas sofrem com bruxismo – o ato de ranger os dentes –, que afeta não só a quantidade de horas dormidas, como também a qualidade.

“Esse tipo de preocupação e cuidado, por vezes, é negligenciado pelos corredores por falta de informação. Por isso, há a importância de manter a saúde bucal em dia, com as consultas de rotina”, ressalta o profissional, cujo consultório está localizado no bairro Batel.

Bons hábitos

Assim como nos treinos de corrida, os hábitos de higiene diários costumam evitar uma série de problemas para as pessoas, em especial pequenos focos de infecções, que costumam tornar os atletas menos eficientes. A escovação diária adequada, somada ao uso do fio dental e do enxaguante bucal, costuma evitar uma série de problemas.

No entanto, é importante agendar, ao menos uma vez ao ano, uma consulta de rotina. Durante esse período, o profissional será capaz de perceber uma série de detalhes da sua boca, como o bruxismo, presença de infecções e a saúde da boca de uma forma mais global.

Tem alguma dúvida sobre corrida? Gostaria de tirar dúvidas sobre treinos, provas e o calendário? Escreva um comentário ou entre em contato por e-mail!