Pense num playboy milionário, quarentão, que leva uma vida dupla. De um lado, ele faz o que um playboy faz: gasta dinheiro (pelo menos aparentemente) e ostenta mulheres lindas. De outro, ele usa seu dinheiro e a tecnologia à sua disposição para combater o crime localmente ou globalmente. E, para isso, usa uma roupa diferente. E tem aliados superpoderosos – sendo um deles vestido com as cores da bandeira dos Estados Unidos. Esse é o Bruce Wayne/Batman visto em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que estreou neste mês de março. Mas também é Tony Stark/Homem de Ferro que será visto em Capitão América: Guerra Civil. Quem vence? É o duelo do mês de março.

 

Dinheiro e tradição

Os Wayne são a família mais tradicional de Gotham City e sua fortuna pessoal passa da casa dos bilhões. Os Stark fizeram uma fortuna bilionária com contratos com o governo americano em tempos de guerra. A morte do pais de Bruce Wayne foi determinante para ele se tornar o Batman. A morte do pai de Tony Stark abriu caminho para ele se tornar o Homem de Ferro

batman1 Homem Ferro

Vencedor: Empate

__________

Mordomo

Alfred é um mordomo real, capaz de operar à distância todos os brinquedinhos do Batman. Além disso, tem conhecimentos militares e paramédicos (além de uma língua ferina). Jarvis é um mordomo virtual, que ajuda a operar a armadura do Homem de Ferro

batman1 Homem Ferro

Vencedor: Empate

__________

Super-luta

Bruce Wayne consegue, graças à tecnologia, criar uma maneira de derrotar o Superman numa luta corpo a corpo – a luta em Batman vs Superman é uma cópia-carbono da vista na aclamada HQ O Cavaleiro das Trevas. Tony Stark consegue, graças à tecnologia, criar uma maneira de encarar o Hulk numa luta corpo a corpo – ele o nocauteia em Vingadores: Era de Ultron, embora nos quadrinhos o Gigante Esmeralda tenha vencido os três confrontos.

batman1 Homem Ferro

Vencedor: Empate

__________

Inteligência

Bruce Wayne é considerado o maior detetive e o melhor cérebro do universo DC. Tony Stark é considerado o segundo maior gênio científico do universo Marvel, atrás apenas de Reed Richards (o Homem-Borracha do Quarteto Fantástico).

batman1 Homem Ferro

Vencedor: Empate

__________

Sem a tecnologia

Sem a roupa e os truques do Batman, Bruce Wayne ainda é um expert em artes marciais. Domina pelo menos uma dúzia de estilos. Seu intérprete, Ben Affleck, mede 1,92m e estava cheio de músculos em Batman vs Superman. Sem a roupa e os truques do Homem de Ferro, Tony Stark é um playboy beberrão com quase nenhum conhecimento marcial. Robert Downey Jr, seu intérprete, mede 1,74m.

batman1 Vencedor: Batman

__________

Placar final

Batman 1 x 0 Homem de Ferro (ou 5 x 4…)

Batman2

Batman e Homem de Ferro são incrivelmente parecidos. O homem-morcego ganha por ser um herói com ou sem tecnologia – afinal trata-se do maior lutador de artes marciais do universo DC. Quando a Tony Stark… quem mandou beber?