20Aquaman principal
Mera (Amber Heard) e Aquaman (Jason Momoa): novo filme do herói passou por problemas fora dos sets (Fotos: Divulgação)

A função de Aquaman, o rei de Atlântida, não é governar Atlântida. A função de Aquaman é governar Atlântida, ser um bom pai para o filho de poucos meses, deter um vilão vingativo, tentar as pazes com outro vilão vingativo, dar espaço para as mulheres, passar uma mensagem explícita sobre o meio ambiente e, de quebra, encerrar o Universo DC nos cinemas. Parece muito? Mas é isso que acontece dentro e fora de ‘Aquaman 2: O Reino Perdido’, que estreia nesta quinta-feira (21) em Curitiba.

O filme, dirigido pelo mesmo James Wan do original (lançado em 2018), quase não saiu por problemas fora do set. O ator Jason Momoa, intérprete do herói, exigiu que a atriz Amber Heard (o par romântico do Aquaman) tivesse uma equiparação salarial à dele, algo que enfureceu os produtores. Além disso, Amber Heard passou por um julgamento estressante de acusação mútua de violência doméstica contra o ex-marido Johnny Depp, com quem foi casada entre 2015 e 2017. A atriz acabou perdendo a causa em meados de 2022 e acabou fazendo um acordo com o ex no fim do ano. Por causa disso, o estúdio cogitou limar a personagem. Momoa bateu o pé e evitou a demissão dela.

Como se não bastasse, o universo DC nos cinemas, estabelecido por filmes como ‘Homem de Aço’, ‘Batman vs Superman’, ‘Mulher Maravilha’ e ‘Liga da Justiça’, foi descontinuado em 2022 pela Warner, dona dos direitos dos personagens. A ideia do estúdio era apagar o que havia até então e começar tudo do zero, agora sob o coimando geral do diretor James Gunn (de ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Esquadrão Suicida’). Era certo que Henry Cavill não voltaria ser o Superman, nem Bem Affleck vestiria de novo a capa do Batman. Mas, durante algum tempo, havia uma perspectiva da atriz Gal Gadot ser mantida como a Mulher-Maravilha e de Jason Momoa ser mantido como Aquaman. Não mais. Ou seja, ‘Aquaman 2’ encerra tudo.

‘Aquaman 2’ se passa quatro anos após os acontecimentos do primeiro filme. Aquaman/Arthur Curry (Jason Momoa) casou-se com Mera (Amber Heard). Eles têm um filho de colo, Arthur Jr, e moram metade do tempo na casa do pai dele, o faroleiro Thomas Curry (Temuera Morrison), e metade do tempo em Atlântida, da mãe dele, a rainha Atlanna (Nicole Kidman). Só que Aquaman ainda tem que governar Atlântida – na prática, uma tarefa chata, com muita política e pouca ação. Tudo vira de cabeça para baixo quando um velho inimigo, o Arraia Negra (Yahia Abdul Mateen II) encontra um tridente místico e parte para a vingança, causando estragos no planeta inteiro. O vilão culpa o herói pela morte do pai dentro de um submarino (no começo do primeiro filme). Para deter o Arraia, Aquaman se vê obrigado a unir forças com outro desafeto, o meio-irmão Orm (Patrick Wilson), que o culpa pela perda do trono.

James Wan entrega uma aventura que pode não causar surpresas e que repete a fórmula do filme original, de uma contínua caçada em lugares entre os sete mares e a superfície terrestre. Mas é isso que se espera de um filme como ‘Aquaman 2’. A repetição da fórmula faz que seja dispensável contar a origem dos personagens. Já se sabe por que Aquaman veste a roupa laranja e verde. Sabe-se qual é a motivação do vilão. Sabe-se a ligação do meio-irmão com Aquaman. Sabe-se a capacidade de cada um. Em meio a isso, é perceptível a boa química entre Jason Momoa e Patrick Wilson, responsável por alguns momentos hilários. E é grande o número de referências que aparecem na tela, de ‘O Senhor dos Anéis’ a ‘Indiana Jones’, de ‘Harry Potter’ a ‘A Ilha Perdida’, de ‘Thor’ a ‘Jasão e os Argonautas’ com monstros ao estilo criado por Ray Harryhausen, um mago dos efeitos especiais nos anos 60. Há até uma referência ao desenho aminado ‘Superamigos’, com Aquaman montado em um cavalo-marinho.

Ah, sim, ainda tem a questão ambiental. A trama gira em torno de um combustível arcano, que causa poluição do mar e aquecimento da atmosfera numa escala alarmante. Alguma semelhança com o que acontece hoje no mundo? ‘Aquaman’ é para encerrar o Universo DC, lembrando o que a humanidade deve fazer para não transformar a Terra num ‘Reino Perdido’.

QUEM É QUEM

molde-wordpress – 2

Aquaman (Jason Momoa)
Metade homem, metade atlante. Soberano de Atlântida, casado com Mera, pai de Arthur Jr. Possui capacidade para se comunicar com as formas de vida aquáticas

foto2-4

Mera (Amber Heard)
Casada com Aquaman, mãe de Arthur Jr. Possui capacidade de manipular água e é uma guerreria destemida

molde-wordpress – 2

Orm (Patrick Wilson)
Filho mais novo de Atlanna, meio-irmão de Arthur. Foi deposto do trono de Atlântida e culpa Aquaman por isso

foto4-4

David Kane / Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II)
Culpa Aquaman pela morte no pai e jura vingança. Ganha força depois que descobre um tridente perdido na Antártica

foto5-4

Atlanna (Nicole Kidman)
Soberana de Atlântida, mãe de Aquaman e de Orm. Ama os dois igualmente e deseja que um dia eles se reconciliem

foto6-4

Rei Nereus (Dolph Lundgren)
Um dos reis dos sete reinos marinhos. É pai de Mera. Não confia nas intenções de Orm nem na aliança dele com o Aquaman