Ontem, o som na Assembléia estava mais alto que de costume e ficará assim por tempo indeterminado. A ordem é o do presidente da Casa, Nelson Justus (PFL-PR). O som baixo foi a desculpa dos deputados governistas desatentos que votaram a favor do projeto de Ney Leprevost (PP-PR) que torna o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, persona non grata no Paraná.


Antídoto
O líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), aliás, pretende apresentar projeto de Título de Cidadão Honorário para Chávez para amenizar os efeitos da proposta de Leprevost.


Independente
Apesar de ter recebido convite para engrossar o coro da oposição na Assembléia Legislativa, Leprevost afirma que continuará mantendo uma postura independente na Casa. “Não sou oposição e nem situação, sou a favor do Paraná. Voto a favor do governo se for para beneficiar meu Estado e também voto contra na mesma situação”, afirma Ney.


Wally
Nota no Blog do Zé Beto dizia ontem que pastor Carlos Lima marcou presença na invasão de 1.500 pessoas no Campo Comprido. Detalhe: ele é funcionário da Casa Civil do Governo do Estado.
Evidências
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda já deixou claro que não pretende continuar no governo. “Para mim, o fato dele não ter comparecido a escolinha de governo e a reunião do Mãos Limpas deixa claro que não pretende mais compor o governo. Mas, repito que até o momento não chegou nenhuma carta de demissão a minha mesa”.


Acomodação
Requião aproveitou o Conselho Revisor – nova pasta criada que será comandada pelo vice-governador, Orlando Pessuti – para acomodar aliados que não se reelegeram. Farão parte do conselho Haj Mussi, André Pegorer, Joaquim Portes, Mello Viana e Augusto Bandeira, que trabalhou com Osmar Dias na Emater. Esse mundo da voltas…


O dia do fico
O deputado tucano Rui Hara confirmou ontem sua intenção de permanecer na Assembléia. “Agora, meu mandato é aqui. Se sair da Assembléia fico sem mandato. Houve um apelo para que eu assumisse alguma Secretaria como forma de ageitar a situação do Miltinho Puppio. Vou ficar aqui até quando me deixarem e serei oposição”.


Dois vagabundos
Irritado com a aprovação da redução do recesso, Antonio Anibelli (PMDB) lembrou ontem na Assembléia do fatídico dia da diplomação, no Teatro Guaira. “Fui obrigado a bater na cara de dois vagabundos naquele dia”. De fato, o peemedebista, cercado, agrediu manifestantes.


Enchendo o saco
Os deputados Professor Luizão (PT) e Jocelito Canto (PTB) trocaram farpas ontem na sessão da Assembléia. O petista disse que Jocelito, ao apresentar vários pedidos de informações do governo, estava enchendo o saco e azucrinando a vida dos parlamentares. O petebista reagiu. “Vou retirar meus pedidos de informações e entregar para o professor Luizão para que ele esclareça”.


Em alta
O deputado federal André Vargas foi indicado no final tarde de terça-feira, para a vice-liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados.André foi o único indicado pelo Paraná que possui quatro deputados federais petistas.


Em baixa
A  bancada de oposição prepara uma ação popular contra a  compra das 22 mil TVs laranjas com USB pela Secretaria de Estado de Educação.  Advogados já teriam encontrado diversos problemas na licitação dos aparelhos.