por Caroline Neves Garib Carollo

O processo de socialização infantil é de extrema importância, os laços precisam ser construídos através da confiança, carinho, demonstrações de afeto e amor incondicional.  Desde muito pequenos eles já sabem o que os agrada e quem os agrada, quando as crianças têm uma resistência com algo ou alguém, essa resistência precisa ser investigada. Ela pode estar se sentindo intimidada e a sua atitude precisa ser compreendida. Precisamos preparar os nossos pequenos para o Mundo e todas as situações que eles possam ser expostos e precisam saber se defender.

As crianças precisam apreender a lidar com as suas emoções. Como elas não nascem com essa habilidade, o papel dos pais e/ou figuras parentais é ensinar como expressar seus sentimentos de uma forma correta. Explicar o porque que não podemos morder nossos colegas ou pegar tudo a hora que quisermos. A criança precisa compreender a perspectiva emocional das outras pessoas, através da observação ela vai apreender. Sempre que ela tomar uma atitude que gerar mal-estar em alguém, através da reação das pessoas de confiança dela, ela saberá que aquilo foi ou não foi correto.

5e251648c5f2d9de2d9ca567d7af73c6

A família é aonde a socialização inicia, os valores são passados e as primeiras trocas sociais acontecem. Na escola é onde realmente o social aparece, é o ambiente correto para a criança se aventurar no processo de socialização. Lá ficará em contato com outras crianças da sua idade e apreenderá conquistar as suas relações e construir seus vínculos. Inicia o processo de identificação com alguns colegas, percebendo semelhanças e podendo exercitar a sua capacidade de se expressar com os amiguinhos.

Os problemas emocionais aparecem quando ela precisa se expressar ou reagir a algo. A segurança emocional que a criança tem dos pais é muito importante, porque ela vai se apropriar disso para compreender o afastamento dos pais.

Crises de medo ou insegurança são comuns com essa separação. Conversar com a criança sobre a escola, mostrar que confia no ambiente e nas pessoas com quem ela vai ficar, pode auxiliar e muito nessa fase.

Crises de desajustamento social são muito comuns com crianças que tem as suas vontades atendidas sempre, ela terá dificuldades de respeitar os desejos dos outros e de esperar a sua vez nas atividades. Gerando um forte sentimento de frustração e sofrimento para ela.

O controle emocional interfere em todas as relações, sendo de extrema importância o suporte emocional para que nossos pequenos se aventurem com segurança pelo mundo a fora. Uma pessoa saudável emocionalmente tem uma vida muito mais estabilizada e suas chances de vencer na vida são bem maiores.

Em meio de tantas oportunidades de aprendizado o emocional tem sido colocado um pouco de lado, o mundo esta cada vez mais exigente com todos e isso faz com que o foco seja outro. O emocional não pode ser exposto, tem que ficar guardado dentro de cada um de nós. Como se isso fosse possível.

Inteligência e controle emocional é o que faz o ser humano ser um vencedor feliz e auto – realizado. Do que adianta falar várias línguas, ter vários títulos, altos cargos, altíssimos salários e não ter alegria, não saber qual é o sentido da vida?

056d537e747b418ce4f356dfb15a2668