Reprodução

Será lançada nessa sexta-feira (18) a cartilha “UTI: de Mãe para Mãe”, desenvolvida para mães (e pais) que têm a difícil tarefa de acompanhar os cuidados de saúde de seus filhos durante o tratamento médico na terapia intensiva. “A função da cartilha é desmistificar, pois é na terapia intensiva que os pacientes recebem o melhor tratamento disponível, e em grande maioria, voltam pra casa curados”, anima-se em declarar a Dra. Fabiana Lopes El Sarraf Cavalli, co-autora e também mãe de UTI.

O lançamento irá acontecer às 19h30, de forma virtual, pelo Instagram @dandovozaocoracao. O poético nome “Dando a Voz ao Coração”, foi batizado por um grupo de mulheres, mães, engajadas, solidárias que se uniram em torno de uma missão: ajudar a tornar um dos momentos mais difíceis da vida em menos árduo e, principalmente, com informações úteis que possam aliviar a angústia.

“Quando se recebe a notícia que seu filho irá para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) só a menção desta palavra, envolta de preconceito, já faz pensar no pior, ou seja, que a criança está morrendo, mas isso não é verdade”, declara Fernanda Góss Braga, autora da cartilha e idealizadora do grupo. Fernanda por experiência própria passou meses na UTI com a sua filha caçula Gabi, que nasceu com uma cardiopatia congênita grave.

Dando Voz ao Coração é formado por mulheres que tiveram experiências com a Unidade de Terapia Intensiva. O objetivo do grupo é apoiar familiares de pacientes da UTI Neonatal. Este é o 2º lançamento do grupo que, em dezembro de 2019, lançou o livro “Mães de UTI – Dando Voz ao Coração”, na sede da Sociedade Paranaense de Pediatria. O livro traz uma coletânea de relatos de mães que se conheceram enquanto acompanhavam seus filhos na UTI. O livro custa R$25,00, e está à venda nas lojas física e virtual do Hospital Pequeno Príncipe, que recebe toda a renda.

A edição da cartilha “UTI de Mãe pra Mãe” ficou por conta da Editora Atairu, cujo foco está na publicação de livros voltados para a promoção de inclusão social e no compartilhamento de histórias de superação. A cartilha teve uma tiragem de 5.000 exemplares para distribuição gratuita. Uma versão digital da cartilha também será disponibilizada para livre compartilhamento.

Serviço:

Lançamento virtual da cartilha “UTI: de Mãe para Mãe”

Data: 18 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Instagram @dandovozaocoracao e @editoraatairu

Após o lançamento a cartilha estará disponível para download no site: www.dandovozaocoracao.org

Contato para entrevista:

Fernanda Góss Braga: (41) 99996-2164

Patrocínio:

Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná, Sociedade Paranaense de Pediatria, Idepi, Immef, Wave Medicina Fetal, Clínica Maternal, Emotivamente, Acolhedoramente, Clínica Integravida, Dra. Letícia Rocha, Dr. Marcelo Lobo Puericultura, Dra. Janaína de Moraes, Dra. Isabela Hermont, Dra. Patrícia Piper, e Psicóloga Cristina Trevisol e Silva.

Apoio:

Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná, e Sustenta Paraná.