Caroline Neves Garib Carollo

“Meu filho tem 2 anos e 7 meses e começou a contar fatos irreais “mentirinhas “o que devo fazer?

Nesta fase a realidade e fantasia estão bem misturadas, a fantasia é algo muito presente na vida da criança. Quando elas estão brincando, o simples fato de inventar histórias, criando personagens objetos e situações que não existem é tudo de mentira!!! E assim nascem os nossos narizes de Pinóquio. A mentira precisa ser avaliada, se estiver apenas no mundo da imaginação ou falando sobre fatos ocorridos ou ouvidos na família com trocas de papéis, ela é uma história, se apresentar pensamentos para fugir de suas responsabilidades, a mentira precisa ser entendida. O porque? Da onde? É muito importante parar e ver o que esta acontecendo com a criança que ela não esta conseguindo falar ou expressar.

 

Então devemos cortar esse mundo mágico e imaginário de nossos filhos?

A imaginação é de extrema importância para o desenvolvimento do pensamento lógico, pois através dela a criança coloca em prática o seu conhecimento e aprender a raciocinar. O imaginário faz com que a criança experimente vários papéis e sinta as responsabilidades de cada um deles. Mesmo que sejam poucas responsabilidades. As meninas adoram brincar de trocar de papéis com as mães. Essa experiência é fantástica porque você consegue perceber a importância dos exemplos que eles têm em casa. Tudo se constrói nas relações e até as mentiras. Sempre que percebemos que a criança não esta falando a verdade no discurso com os outros, precisamos falar que não é assim que funciona e explicar o porque, se não elas passaram a achar que mentiras são aceitas sim. E que isto é normal. Pais que contam pequenas mentirinhas sem perceber, os filhos percebem.

Como devemos agir quando percebemos as mentiras e o que fazer? Meu filho de 6 anos trouxe um objeto de outra criança.

Crianças que já sabem o que certo e o que é errado, podem mentir para tentar evitar que sejam reprimidas, castigadas e acreditarem que a mentira é a melhor saída naquele momento. Broncas e castigos não ajudam, pelo contrário pode fazer a criança mentir por medo. Precisamos deixar claro que a mentira não pode ser aceita nunca. Como forma negativa. Quando as verdades são ditas devemos valorizá-las. A criança que pegou o objeto deve ser orientada sobre o que fez, pontuando que atitude não está correta e tentar revolver a situação com a participação dela.  Devolver o objeto ao amigo e explicar racionalmente o porque de ela não poder mais fazer esse tipo de coisa. Nunca fingir que nada aconteceu.

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Quais são os tipos de mentiras que podemos aceitar de nossos filhos?

Nenhuma. O problema é que na vida adulta nem sempre tudo é a mais pura verdade. A mentira social, que muitas vezes é usada para não ferir os sentimentos dos outros, é uma situação difícil para ser dita as crianças. Por exemplo quando a criança ganha algo de alguém e não gostou, ela não precisa dizer que adorou o presente, mas que ela deve sempre agradecer, porque a pessoa pensou nela com carinho quando comprou o presente. Esse tipo de situação pode ajudar a criança a desenvolver argumentos. É preciso conversar e explicar que não precisa dizer tudo aquilo que passa pela cabeça e que muitas coisas podem deixar as outras pessoas tristes. Esta é uma maneira de ensinar o que é ter compaixão por alguém.

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Meu filho sempre se queixa de dores quando não quer ficar na escola, o que faço?

Mentiras frequentes como esta, precisam ser observadas com muita atenção. Pode estar acontecendo algo na escola que ela não esta conseguindo resolver, pode estar passando por um momento difícil e usa a mentira para esconder o que não esta indo tão bem. Situações que estão deixando a criança angustiada, ansiosa ou com medo, podem desenvolver sintomas psicológicos e acabar desenvolvendo um problema psicológico. Neste caso procure um profissional.

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