Em 78 sessões ordinárias realizadas na Assembléia Legislativa, o deputado Fábio Camargo faltou em 61% delas (48). É o campeão de ausências em plenário, segundo reportagem assinada pelo repórter Abraão Benício no Jornal do Estado desta segunda-feira. A lista é engrossada por deputados do PMDB. Mauro Moraes somou 41 faltas, Caíto Quintana, 36, Nereu Moura, 33, Antonio Anibelli, 30. No PP, Ney Leprevost acumula 32 ausências – mesmo número de Felipe Lucas, do PPS. Entre os deputados da oposição, o líder tucano Ademar Traiano contabiliza 34 faltas e Luiz Carlos Martins (PDT), 30. Luiz Nishimori (da ala do PSDB afagável) soma 33 ausências.
Entre os 54 deputados da Assembléia, só três compareceram a todas as sessões: Antonio Belinatti (PP), Rosane Ferreira (PV) e Jocelito Canto (PTB).

Confira a lista dos dez mais faltosos:
1 – Fábio Camargo (PTB) – 48
2 – Mauro Moraes (PMDB) – 41
3 – Caíto Quintana (PMDB) – 36
4 – Ademar Traiano (PSDB) – 34
5 – Nereu Moura (PMDB) – 33
6 – Luiz Nishimori (PSDB) – 33
7 – Ney Leprevost (PP) – 32
8 – Felipe Lucas (PPS) – 32
9 – Antonio Anibelli (PMDB) – 30
10 – Luiz Carlos Martins (PDT) – 30

O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), que acumula 14 faltas, garante que “nos próximos dias” será instalado no plenário o painel eletrônico, através do qual será possível aferir o balanço preciso dos comparecimentos na Casa. Por “próximos dias” leia-se “próximos meses”. Quem sabe ano que vem. Pra quê pressa?

A reportagem de Abraão Benício observa ainda, ironicamente: nas sessões em que se discutiram projetos de interesse do governo ou dos próprios deputados, a presença foi expressiva. Caso da discussão do veto do governador ao projeto de lei de Previdência Complementar dos deputados, 48 parlamentares estavam presentes. Em outro projeto, este de interesse do governo, em que se autorizou Requião a extinguir e criar cargos por decreto, 49 deputados compareceram ao plenário.