yamandu costa
(Foto: Rodrigo Lopes)

Radicado em Lisboa há cinco anos, Yamandu Costa lança o aguardado single “Missionerita”. A composição original é de 2006, inspirada na cantora gaúcha Anahy Guedes, que à época tinha por volta de 14 anos. “Eu pensava nessa pequena missioneira com vestido de chita, dançando em chão de terra batida. Quando toco essa música, é a primeira imagem que vem à cabeça. É uma homenagem a ela”, explica o violonista, que faz turnê pelo Brasil. O tema instrumental, de levada rápida, remete à chimarrita, dança típica do folclore gaúcho.

“Missionerita” é o sexto single do álbum “Ida e Volta”, que tem como base a música ibero-americana, com ênfase nos chamados cantes de ida y vuelta. A nomenclatura abarca um aporte de cantos clássicos espanhóis que chegaram à América Latina durante o processo de colonização e voltaram transformados para a Espanha. Entre eles, o flamenco e as guarânias. Compasso, acentuação e harmonia são herança das Guajiras cubanas e das Rumbas ciganas.

Essa confluência de ritmos e gêneros musicais tem forte vínculo com a obra de Yamandu. Segundo ele, a música ibero-americana está sempre indo e vindo, num movimento incessante que atinge os países da América Latina. Os temas falam de diferentes regiões do continente, mas sempre influenciados pelos cantes de ida y vuelta, pois bebem das mesmas fontes. Não por acaso, o repertório do show traz composições inéditas e músicas latino-americanas que fazem referência a essa cultura do “vai e vem”.

Composto por 14 faixas autorais, “Ida e Volta” ainda não está integralmente disponível nas plataformas digitais. A cada mês, um novo single é lançado. Mas aqueles que comparecerem às apresentações ao vivo terão o privilégio de conhecer as composições da obra antes do público geral. Nos shows, será possível adquirir antecipadamente a versão física do disco — uma prática que o artista faz questão de manter.

Atualmente, Yamandu está em turnê pelo Brasil, com apresentações em Araraquara, Birigui, São Paulo (Sesc 24 de Maio), Florianópolis, Curitiba e Londrina. Férias, nem pensar. Yamandu teve uma rápida passagem pelo país em janeiro, quando fez shows em Porto Alegre e São Paulo. Depois, esteve em países como China, Rússia, Turquia, Espanha e França. A volta ao Brasil tem um significado especial.

Em Curitiba o show é no dia 2 de maio, no Teatro Positivo. Ingressos á venda pelo DiskIngressos.

“É muito bom tocar em casa. Será um grande reencontro com o público. Vou apresentar temas novos, buscando aproximar as pessoas do meu universo sonoro. Cada música tem uma razão de ser, por isso vou explicar um pouco a concepção do álbum e as origens dessa nova safra de composições. Tudo de maneira bem informal”, explica Yamandu.