A Escola Augusto Staben, de Campina Grande do Sul, promoveu uma atividade especial aos alunos da turma do 2º ano. Com orientação da professora Fabiane Canestraro, a turma desenvolveu um projeto de confecção de bonecas de pano. A atividade faz parte da disciplina de literatura, em que está sendo trabalhado o livro “As aventuras de Bambolina”.

Para dar suporte na confecção das bonecas e inserir a família no processo de aprendizagem das crianças, as mães dos alunos participaram do projeto. Assim, elas ficaram responsáveis pela costura e, as crianças, por preencher os brinquedos com espuma.

As bonecas confeccionadas pela turma, além de outros brinquedos que foram doados pela comunidade e comércios do município, serão doadas ao Pequeno Cotolengo, instituto que abriga crianças com problemas mentais, físicos ou em situação de abandono. A visita à instituição acontecerá no dia 12 de agosto e, além da entrega dos brinquedos, os alunos irão apresentar também a história da boneca Bambolina por meio de uma peça de teatro.

Por meio do livro “As Aventuras de Bambolina” as crianças são incentivadas à prática da leitura não só em sala de aula, como também em casa, inserindo toda a família na aprendizagem. No projeto, as crianças levam o livro com uma boneca e um caderno de registro, para que os pais possam anotar as reações e experiências que surgem a partir da leitura.

O projeto da confecção das bonecas de pano é uma das ações resultantes do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), acordo firmado entre o município e o Ministério da Educação que assegura a alfabetização até os oito anos de idade.