Desde o início do mês de dezembro, o município de Quitandinha esta contando com o reforço de duas médicas cubanas para o atendimento da população. As profissionais foram designadas para atuar no município por meio do ‘Programa Mais Médicos’, do Governo Federal.

Maria Magdalena, 51, tem 26 anos de profissão e veio da província de Matanzas. Neste período já atuou na Bolívia, por dois anos, e também no Estado de Tocantins, onde trabalhou por outros três. Possui formação em mestrado na área de doenças infecciosas e também foi professora da universidade de Matanzas. “Já conhecemos as necessidades das pessoas com mais problemas no Brasil. Trabalhar com isso e poder melhorar as condições do povo é muito importante”, contou ela.

Da província cubana de Camagüey veio Danay Lama, de 38 anos. Com 14 de profissão e também com mestrado na área de doenças infecciosas, ela exerceu por dois anos a medicina fora de Cuba. No país de Gâmbia, na África do Sul, Danay atuou principalmente com idosos e pacientes com Aids. “Os primeiros dias estão sendo muito bons e fomos muito bem acolhidas aqui. Estou no aqui no Brasil para ajudar o povo brasileiro a melhorar das suas doenças”, comentou a nova médica do município de Quitandinha.

De acordo com o secretário de Saúde, Antônio Loir Esconiscki, desde o dia 5 de dezembro, data em que chegaram as profissionais, elas já passaram por um período de integração, adaptação e conhecimento dos departamentos da secretaria.

Com a chegada das duas médicas, o município de Quitandinha agora conta com as quatro equipes do Programa Saúde da Família, o PSF, completas. “Estamos muito contentes com a vinda destas profissionais e a nossa expectativa é que elas possam contribuir para termos uma saúde ainda melhor, em especial, a da atenção básica do nosso município”, comentou o prefeito Márcio Rato.