Luizão comanda último encontro da Assomec como presidente

27 novembro, 2014 às 13:28  |  por Mario Akira

Na noite de quarta-feira (26) prefeitos, vice-prefeitos e demais representantes de 21 cidades da Grande Curitiba se reuniram para mais uma Assembléia da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba – Assomec. O evento aconteceu na cidade de Pinhais, cujo prefeito Luizão Goulart (PT) é também o presidente da entidade. Durante o encontro, os prefeitos discutiram e aprovaram alterações no Estatuto da Associação.

O Estatuto havia sido implantado em 2000 e de lá pra cá houve muitas mudanças na Região Metropolitana, inclusive, o aumento de municípios. Segundo Luizão, a intenção da mudança foi de estabelecer um modelo mais atualizado e sintetizado visando a convergência entre os prefeitos. “Tivemos alguns problemas nas últimas eleições da Assomec por conta de falta de clareza no Estatuto, por isso sugerimos novas alterações”, salientou. Por fim, os prefeitos fizeram suas ponderações e aprovaram as mudanças, que serão oficializadas na próxima Assembléia que deve acontecer apenas em janeiro de 2015. Ocasião que deverá servir também para a eleição da nova diretoria da Associação dos Prefeitos.

Ao final da reunião em Pinhais, o prefeito Luizão declarou que não será mais candidato a reeleição da Assomec. Embora, possa concorrer, ele confirmou que não pretende mais presidir a entidade. “Procurei contribuir da melhor forma possível, me dedicando incansavelmente às questões que envolvem a nossa região, tivemos muitas dificuldades, principalmente com relação ao Governo do Estado, que não reconhece nosso mandato, mas mesmo assim conseguimos encaminhar soluções e, por isso, termino o mandato com a sensação de dever cumprido”, declarou.

Com Luizão como presidente, a Assomec conseguiu em dois anos de mandato avançar em diversos temas. Manutenção do subsídio e pesquisa origem e destino para o transporte coletivo, autonomia aos municípios para licenciamento ambiental, capacitação técnica e aquisição de máquinas para manutenção de estradas foram algumas das conquistas da atual diretoria da Associação.

Os prefeitos reconhecem. Milton Paisani, prefeito de Rio Negro (PSDB) lembra do pleito feito junto ao Governo Federal que garantiu maquinário novo aos municípios. “Sou testemunha do trabalho feito sob a liderança do Luizão que nos ajudou a ganhar uma patrola, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba através do Governo Federal”, lembrou.

Já o prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT) salientou: “Temos que registrar o trabalho feito pelo Luizão e todos os prefeitos em defesa dos interesses da Região Metropolitana. Não mediu esforços e com muita coragem enfrentou grandes embates em favor dos municípios”, disse. Opinião parecida tem o prefeito de São José dos Pinhais, Luis Carlos Setim (DEM), que destacou a dificuldade para avançar nas discussões. “Não é fácil conseguir tocar uma entidade como essa, mas vimos que o trabalho está sendo bem feito coroado inclusive com esta grande representatividade de hoje, e por isso, precisamos continuar avançando”, completou.

Presentes — Além do anfitrião Luizão e o deputado estadual Toninho Wandscheer, estiveram presentes na reunião de Pinhais os prefeitos de Curitiba Gustavo Fruet, Contenda Carlão Stabach, Balsa Nova Luis Claudio Costa, Campo Magro Menegusso, Bocaiúva do Sul Antonio Ruppel, Itaperuçu Neneu Artigas, Piên Gilberto Dranka, Tijucas do Sul Gringo Moreira, Piraquara Marquinhos Tesserolli, Lapa Leila Klenk, Quitandinha Marcio Rato, Fazenda Rio Grande Marcio Wosniack, Rio Negro Milton Paisani, São José dos Pinhais Luis Carlos Setim, Adrianópolis João Pampanini e Quatro Barras Loreno Tolardo, os vice-prefeitos de Campina Grande do Sul Falavinha, Campo do Tenente Baby Negreli e Piraquara Professor Antunes, além de representantes de Araucária e Colombo.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>