O Jardim Alvorada foi o bairro escolhido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária para abrir os trabalhos da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece em Araucária entre os dias 15 a 19 de maio (CLIQUE AQUI para ver o cronograma). O evento de abertura aconteceu na sede da Associação de moradores do Jardim Alvorada, nesta segunda-feira (15).

Foi realizada uma apresentação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região e do Projeto Alvorecer. A Secretária Municipal de Assistência Social, Cristiane Dehaini, parabenizou os profissionais presentes pelo Dia do Assistente Social e ressaltou que a função da categoria é proteger.

O CRAS trabalha de maneira preventiva com as famílias e o CREAS atende casos onde já ocorreu alguma violação de direitos, dando apoio, orientação e fazendo acompanhamento com psicólogos e assistentes sociais. O CREAS está atendendo atualmente 50 famílias por casos de violência ou abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes da cidade.

 

 

“Sabemos que a vítima pode se sentir melindrada, porque o agressor pode ameaçar para que não denuncie ou ficar com receio de ser exposta. Os serviços de proteção atuam de maneira a preservar a pessoa que passou pela situação e atendem de maneira respeitosa e sigilosa, garantindo proteção”, comenta a psicóloga Simone Eloise Vicenti, reforçando o preceito de que a vítima não é a culpada e sim o agressor.

Importante destacar que a denúncia é fundamental para que as medidas de responsabilização do agressor aconteçam e com isso sejam evitados novos abusos e violências. As denúncias podem ser anônimas e não precisam da certeza de quem está denunciando. Apenas a desconfiança já é suficiente para se abrir um chamado e encaminhar a situação para que seja verificada e acompanhada pelos órgãos competentes, como Ministério Público, Conselho Tutelar, CREAS, Vara da Infância e da Juventude.

O principal canal para as denúncias é o telefone Disque 100, pois é um número de fácil memorização e o serviço tem atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Denúncias podem ser feitas também nas escolas, CMEIs, CRAS, unidade de saúde, CREAS, Polícia Militar e Guarda Municipal.
18 de maio

A Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, celebrado dia 18 de maio. A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo o evento em parceria com a rede de proteção local.
Procure ajuda ou denuncie!

• Disque 100 ou pelo e-mail [email protected] – canal gratuito e anônimo;

• CREAS: 3901-5224. Endereço: Av. Brasil, 298 – centro.

• Conselho Tutelar: 3901-5365. End: Rua Joaquina Tonchak, 880, no Jardim Pequim.

• Escola, fale com professores, orientadores ou diretores;

• Unidade básica de saúde da sua região.

• CRAS de sua região.

• Delegacia da Mulher: 3642-8156. Endereço: Rua Honestálio Guimarães, 106 – centro.

• Polícia Militar: 190
• Guarda Municipal: 153