Estão abertas as inscrições para a Ginástica da Mente na II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez, realização da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar). Essa grande festa do Xadrez espera mais de 600 alunos de São José dos Pinhais e cidades vizinhas e será realizada no dia 9 de junho, no Ginásio de Esportes Max Rosenmann, das 9h às 16h. As Inscrições para a II Etapa do Circuito podem ser feitas até dia 02 de junho e as informações obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer.

 

 

De acordo com o coordenador do projeto de xadrez em São José dos Pinhais, Paulo Virgilio Rios Rodriguez, o circuito escolar é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas e uma maneira lúdica de melhorar o aprendizado e desempenho escolar. “Eventos como esses são fundamentais. Mostram como o esporte e a educação andam lado a lado. O xadrez, em especial, é uma atividade que exige raciocínio lógico, memória, concentração, atenção e criatividade, qualidades que são trabalhadas em sala de aula, mas que durante o evento, sem as crianças perceberem, desenvolvem de uma forma lúdica, por meio da competição sadia, como se fosse uma brincadeira, e tudo isso aliado à oportunidade de conhecer novos amigos”, diz o coordenador. “Além disso, temos hoje o apoio incondicional do prefeito Toninho Fenelon, do vice-prefeito Thiago Bührer e do secretário de Esporte, Alessandro Hendler”, conclui.

Um dos diferenciais do Circuito Escolar de 2017 é a mostra pedagógica de xadrez, na qual os professores têm a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido nas escolas. “O Circuito Escolar é a ponta do Iceberg, o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. Neste ano, graças ao apoio oferecido pela secretária Ema Karam e toda equipe da secretaria de Educação, diversos projetos estão chegando nas escolas e mais crianças estão aproveitando os benefícios do xadrez”, relata o coordenador de xadrez na Secretaria Municipal de Educação, Professor Vinicius Silva Rodrigues dos Santos.