A mais antiga estação de tratamento de água da Sanepar de Curitiba completou 40 anos de atividade ontem. A ETA Iguaçu, localizada na saída para o litoral, foi inaugurada no dia 26 de março 1969 e, desde então, tem tido um papel estratégico para abastecer os curitibanos: no início ela foi responsável por 80% da água tratada fornecida à população e, hoje, contribui com 38% do volume levado a diferentes bairros da capital.

Para marcar a passagem do aniversário da ETA Iguaçu, a Gerência Metropolitana de Curitiba (GMCT) da Sanepar promoveu uma solenidade comemorativa, que contou com mais de 40 empregados da própria unidade e convidados. Durante o evento, 13 saneparinos, com 15 e 20 anos de carreira, foram homenageados pelo tempo de serviço. Um momento especial foi a entrega de uma placa comemorativa ao químico Élcio Kulcheski, que está se aposentando, e a homenagem ao gestor da ETA Iguaçu, Ovande de Magalhães, pelos 30 anos de serviço na Sanepar.

Inicialmente a ETA tinha capacidade para tratar 1.000 litros de água por segundo. Após alguns anos, depois de passar por melhorias, chegou a 3.300 litros de água por segundo.As estimativas técnicas eram de que o Sistema poderia atender a demanda até o ano 2000. Não chegou a tanto, pois o crescimento da população curitibana superou as expectativas.

Atualmente o Sistema Iguaçu já não utiliza as águas do rio Iguaçu, totalmente poluídas na Região Metropolitana de Curitiba, mas recebe água do Rio Pequeno e da represa do Iraí, atendendo 197.451 ligações prediais de água e abastecendo 798.246 habitantes.