A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza, de 8 de setembro a 9 de outubro, as inscrições para o processo de seleção para o programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação (PPGE), nível de mestrado acadêmico. O mestrado com sede no campus de Cascavel oferta o dobro de vagas passando de 10 para 20 alunos.

As inscrições para o ingresso no ano letivo de 2010 são gratuitas e podem ser feitas na secretaria do programa na sala 85, 3º piso, prédio de salas de aula, Campus de Cascavel. O endereço é Rua Universitária, 2069, Jardim Universitário, Cascavel (Paraná) CEP: 85.819-110 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (45) 3220-3249.

Para a inscrição, o candidato ou seu representante autorizado, deverá apresentar a seguinte documentação: ficha de inscrição (disponível na Secretaria do Programa e no endereço www.unioeste.br/pos/educacao); uma foto 3×4 recente e cópia devidamente autenticada dos seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, certidão de nascimento ou casamento e folha de identificação do passaporte e do visto de permanência no País, quando estrangeiro.

O processo seletivo terá etapas independentes e eliminatórias. A primeira etapa será a análise da documentação. A segunda uma prova escrita dissertativa a ser realizada no dia 9 de novembro, das 14 às 17h30. A prova será analisada segundo os seguintes critérios: clareza na exposição de idéias, consistência da argumentação, capacidade de análise crítica e qualidade da redação. A divulgação do edital dos aprovados na prova escrita será feita até o dia 30 de novembro.

A terceira etapa será uma entrevista individual, prevista a partir do dia 7 de dezembro. Na entrevista o candidato será questionado sobre o conteúdo do projeto de pesquisa, do currículo lattes documentado e da prova escrita. As bancas das entrevistas serão compostas por três docentes, com titulação mínima de doutor. O resultado final será no dia 18 de dezembro no endereço www.unioeste.br/pos/educacao;

O candidato deve apresentar também cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação ou declaração de estar cursando o último período/série do curso de graduação; cópia devidamente autenticada do histórico escolar de graduação; currículo l attes (padrão CNPq) encadernado juntamente com os documentos comprobatórios, devidamente organizados e numerados conforme a seqüência do currículo lattes; (http://www.cnpq.br) projeto de pesquisa (em quatro vias).

O projeto de pesquisa deverá conter página inicial com título, nome do autor, resumo do projeto em até dez linhas e quatro palavras-chave; introdução (caracterização da temática e formulação do problema); justificativa (importância/relevância do problema formulado); objetivos; breve revisão da literatura e fundamentação teórica; descrição e fundamentação da metodologia a ser utilizada; cronograma de execução; e referências bibliográficas. Esse material deve ter no máximo 10 páginas, excluídas desta contagem a página inicial e as páginas das referências bibliográficas, com a seguinte formatação: papel A4, fonte arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens 2 cm.

Mais informações estão no Edital nº 026/2009 – PPGE, disponível na página do Programa.