O secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain, foi à praça Rui Barbosa ontem, para coordenar as ações da Semana Antidrogas de Curitiba na Regional Matriz. Cerca de sete mil pessoas eram esperadas para as atividades na praça. O público jovem é o alvo da Semana Antidrogas, que começou na segunda-feira e vai até domingo. Quanto mais informações oferecermos para as crianças e os adolescentes, maior a chance de eles ficarem longe do uso de substâncias entorpecentes e da violência e de se tornarem multiplicadores dessa mensagem do bem. Os jovens são o futuro e a prevenção é nossa estratégia para termos uma sociedade melhor, afirmou Chain.
Em sua segunda edição, a Semana Antidrogas tem o tema Marque um Gol, Dê um Chute nas Drogas, em alusão à Copa do Mundo. O atendimento na Rui Barbosa contou com orientações de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais que atuam nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e em outros órgão da Prefeitura. No ano passado, cinco dependentes foram encaminhados para tratamento depois de procurarem o atendimento oferecido na praça.

A população ainda está acanhada, tem vergonha de ir atrás de informação sobre drogas. Portanto, é importante estarmos aqui fazendo esse tipo de abordagem informal. Um tratamento às vezes começa quando oferecemos esse tipo de oportunidade para o dependente, disse Chain. Crianças e adolescentes puderam acompanhar as demonstrações lúdicas de Rayska, Shakira e Luke, cães farejadores de drogas do projeto Cão Amigo.
A programação na praça Rui Barbosa teve a participação das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Abastecimento e da Fundação de Ação Social. Hoje, a programação da Semana Antidrogas será realizada somente à noite, na Escola Maria Marli Piovezan, na Regional Cajuru, das 21 às 24 horas.

Para o sábado está programada a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no Centro, às 9h30. Os participantes vestirão camisetas verde-amarelas para percorrer o trecho que vai da praça até Bondinho da rua 15 de Novembro.
A caminhada terá a participação do governo do Paraná, assim como o Domingo no Parque, que encerrará a Semana Antidrogas de Curitiba, das 13 às 17 horas, no Barigui. Estão programadas atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e distribuição de material informativo.
A Semana Antidrogas de Curitiba tem ações nas noves regionais e marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.
O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.