Como a prática de artes marciais está muito em alta, Marcelo Barreto afirma que as pessoas devem ter alguns cuidados na hora de procurar uma academia. Segundo ele, não tem um órgão que regulamente e faça a fiscalização dos estabelecimentos. Desta maneira, muitas pessoas despreparadas acabam abrindo uma academia e dando aulas e não é bem assim, explica.
Um projeto de lei do deputado estadual Fabio Camargo (PTB) sobre o assunto está tramitando na Assembleia Legislativa, porém propõe regras apenas para a realização de eventos. Segundo o parlamentar, o objetivo é preservar a integridade física dos atletas, garantindo segurança e conforto ao público.
Portanto, enquanto não surge uma boa regulamentação, a dica de Barreto é procurar saber o grau de conhecimento dos instrutores, como são divididos os alunos em sala e se há cuidado e orientação. Como todo esporte, se não for bem ensinado, pode machucar, diz.
Bolso — Assim como as academias de ginástica, as academias de luta cobram uma média de R$ 100 mensais de seus alunos. Quem prefere fazer aulas particulares terá que desembolsar um pouco mais que o dobro. (AK)

Conheça quais são as modalidades de lutas mais procuradas

Boxe
Ótimo para queimar calorias, o boxe conta com um intenso programa de exercícios que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, como pular corda, proferir golpes em acolchoados e sacos de areia, corrida e exercícios localizados, divididos em períodos de alta, média ou baixa intensidade. O treino pode ser feito em dupla ou individualmente, dependendo do objetivo do atleta. Além do ritmo, da coordenação motora e da resistência muscular, o esporte melhora a flexibilidade e gera intensa perda calórica.

Taekwondo
Do coreano, taekwondo significa, literalmente: saltar, voar, chutar ou quebrar com o pé (tae), socar ou destruir com os punhos (kwon) e arte, caminho, método (do). Voltado para a defesa pessoal, as técnicas da modalidade envolvem o uso de pés, das mãos e dos punhos, em uma combinação de movimentos do judô, caratê e boxe tailandês. Os exercícios são benéficos para a parte cardiorrespiratória e melhoram a coordenação e a flexibilidade.

Jiu-jitsu
Usando técnicas de autodefesa baseadas nos princípios do equilíbrio, o jiu-jitsu, ou arte suave, era praticado por monges budistas na Índia. A modalidade usa o sistema de articulação do corpo e das alavancas, dispensando o uso de força ou de armas. Chegou ao Japão após passar pelo sudeste asiático e pela China. No Brasil, a modalidade foi rebatizada como jiu-jitsu brasileiro, com regras modificadas.

Muay-thai
luta originária da Tailândia. É conhecida como a arte das oito armas, pois se caracteriza pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, e associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total muito eficiente.

MMA
Não é considerada uma categoria por muitos, mas sim, uma luta em que várias categorias podem ser utilizadas. O MMA inclui tanto golpes de combate em pé quanto técnicas de luta no chão e podem ser praticadas como o esporte de contato em uma maneira regular ou em um torneio em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro. Usam uma escala grande de técnicas permitidas de artes marciais, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas.