O primeiro dia de vacinação contra a gripe fechou com mais de 18 mil pessoas atendidas nos 53 postos de vacinação, que funcionaram no sábado (5), em Curitiba. A maior procura foi entre os idosos, que compareceram nos postos de saúde, praças e shoppings, procurando se imunizar contra a gripe. Os dados são da Central de Vacinas da Secretaria Municipal de Saúde mostram que 18.270 pessoas receberam a dose que protege contra a doença.  Segundo o acompanhamento feito nos 53 postos, foram aplicadas 14.168 em idosos, 1.078 gestantes e 3.024 crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos.

Uma das pessoas era a aposentada, Olga Coelho, 76 anos. Ela conta que todo o ano participa da campanha de vacinação. Desde que comecei a tomar a vacina. Não tenho tido gripe. Com isto, posso curtir melhor o inverno.

Quem também aproveitou para se vacinar no posto da Boca Maldita foi o aposentado Airton Coimbra, 73 anos. Ele disse que estava passeando no Centro quando viu a barraca. É preciso tomar a vacina para evitar a gripe. E é fácil fazer isto, porque tem posto de vacinação em toda a cidade, disse.

Quem não pode se vacinar nesta sábado, poderá tomar a dose nas unidades básicas de saúde até o dia 25. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17horas.

Até o final da campanha deverão ser imunizados em Curitiba cerca de 158 mil idosos, 15 mil gestantes e 30 mil bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, além de até 130 indígenas aldeados na Regional Pinheirinho. Esses grupos formam o segmento populacional mais suscetível a ter complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe.