Airbags para pedestres
O novo Volvo V40 agreg é o primeiro carro a trazer airbags para pedestres de série. A bolsa de ar fica sob o capô e protege também o para-brisa. Sete sensores na parte frontal do carro transmitem sinais para a unidade de controle. Quando algum objeto atinge o carro, o sinal muda. Caso a central interprete que o carro tenha atingido uma pessoa, a tampa do capô levanta e a bolsa infla. A Volvo destaca duas funções no airbag para pedestres. A primeira é levantar o capô para criar distância entre ele e as partes rígidas do motor. A segunda é amortecer o impacto na área do para-brisa. Estas duas estruturas são responsáveis ferimentos graves de cabeça em atropelamentos.

Consórcio
O sistema de consórcio tem registrado volume cada vez maior de participantes interessados em máquinas agrícolas. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), com base nos dados de fevereiro de 2012, 37% dos novos consorciados ou 70,7 mil de um total de 191 mil novos participantes registrados naquele mês tinham como objetivo adquirir máquinas agrícolas. O segmento de veículos pesados, que além de máquinas agrícolas, inclui caminhões, ônibus, semirreboques e implementos, encerrou o primeiro trimestre de 2012 com 192,5 mil consorciados, um acrescimento de 11,5% na comparação com igual período do ano anterior.

Land Rover
As concessionárias Euro Import Land Rover de Curitiba e Londrina acabam de receber as novas versões do Range Rover Sport e do Discovery 4 com o câmbio automático de oito velocidades. Além da subtituição da caixa de marcha, o motor 3.0 V6 diesel biturbo recebeu alguns ajustes, que elevou a potência de 245 cv para 256 cv. Os dois modelos, além das marchas a mais (antes o câmbio era de seis velocidades e agora são oito), a seleção de marchas poderá ser feita pelo moderno seletor giratório – presente no Range Rover Evoque e Vogue. Já para fazer as trocas manuais de marchas, duas borboletas atrás do volante terá essa função. Assim, como o sistema Terrain Response (com programas off-road) serão acionados por botões.

GT Brasil
Ferrari, Ford, Lamborghini, Corvette, Audi, Aston Martin, BMW, Porsche, Dodge e Maserati participam da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo  neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. As máquinas se alinham no mesmo grid de largada e competem em diferentes categorias (GT3, GT4 e GT Premium). Paralelamente ocorre a Mercedes-Benz Grand, com o modelo C250 Turbo preparado especialmente para a competição, além da Elf SuperBike e da terceira etapa do Brasileiro de Spyder Race.

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.