Vendas I
O segmento da distribuição de veículos no Paraná teve um crescimento tímido de 1,10% de abril para maio desse ano, passando de 27.897 unidades emplacadas para 28.204 no total. Na comparação com maio de 2011, quando foram emplacadas 33.703 unidades, houve queda de 16,32%. No acumulado do ano (jan-maio) também houve queda de 4,89%. Nesse índice de comparação, no ano passado foram vendidos 151.076 veículos e nos cinco primeiros meses de 2012 esse número chegou a apenas 143.692.

Vendas II
Segundo o diretor das entidades, Luís Antônio Sebben, esse resultado mostra que as medidas governamentais de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), queda nos juros praticados por parte dos bancos das montadoras, oferta de novos modelos de produtos, preços e promoções especiais por parte das montadoras e concessionárias, não foram providências sentidas no mês de maio em relação ao estímulo às vendas de veículos. Possivelmente teremos melhores reflexos de todas essas medidas em junho. Entretanto, para que as vendas de veículos efetivamente voltem aos patamares de crescimento é preciso mais. A economia deve se fortalecer para que o consumidor se sinta mais seguro ao assumir compromissos em longo prazo, avalia Sebben.

Servopa I
As concessionárias Servopa Automóveis, de Curitiba, são mais uma vez parceiras da Campanha do Agasalho do Pequeno Cotolengo, e estão arrecadando, entre seus colaboradores, clientes e parceiros, roupas, cobertores e sapatos. As doações serão enviadas aos moradores do Lar e pessoas carentes assistidas pela instituição. Todas as concessionárias são postos de coleta da campanha. Para conhecer os endereços de entrega das suas doações, confira no site www.servopaautomoveis.com.br

Servopa II
O Grupo Servopa inicia o Programa de Aprendizagem de Maior Aprendiz, para jovens com idade entre 18 e 22 anos, homens e mulheres, que estejam cursando o Ensino Médio ou já o tenham concluído. O objetivo da ação é capacitar o maior aprendiz para atuar nas Oficinas das concessionárias do Grupo Servopa. Para participar, é preciso ter disponibilidade para cursar a aprendizagem durante 12 meses, o dia todo, de segunda a sexta-feira. O estudante terá remuneração e carteira assinada desde o início do programa de Aprendizagem. A capacitação é gratuita e as inscrições devem ser feitas no Instituto Tibagi, Rua Conselheiro Laurindo, 600, 3º Piso, Centro, Horário: 13h30. Mais informações no site www. gruposervopa.com.br

Nilton Saciotti é jornalista especializado no segmento automotivo, apresenta programa Autos e Cia na Rede Mercosul de Comunicação,  e boletim na Rádio 91 Rock News. Esta coluna é publicada às sextas-feiras neste espaço.