A Volkswagen receberá R$ 342 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em forma de financiamento, informou nesta segunda-feira (09) o banco de fomento.

Segundo comunicado, os recursos serão utilizados para o desenvolvimento de um veículo subcompacto, de um sedã médio e à modernização (facelift) de outros modelos produzidos pela montadora.

Previsto para estrear no Brasil em 2014, o subcompacto, ainda sem nome, deverá ser o novo carro de entrada da montadora, que promete um veículo mais barato que o Gol G4, atualmente o de menor preço no portfólio da marca.

Segundo o BNDES, os investimentos se basearão em tecnologias já desenvolvidas em veículos lançados em outros países. No caso do subcompacto, o modelo global Up! será a base.

O modelo será fabricado no Brasil, mas com outra configuração, já que a plataforma global permite alterações significativas. Na Europa, ele é vendido com motor 1.0 de três cilindros de 60 cavalos e 75 cv, além de uma versão com maior eficiência de consumo de combustível, a BlueMotion Technology, também de 60 cv.