O Departamento de Transporte Oficial do Estado do Paraná (Deto), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, leiloou sexta-feira (06) 172 veículos sucateados e inservíveis, com arrecadação de R$ 739,4 mil. O valor ficou 197,54% acima do preço mínimo dos lotes, que era de R$ 248,5 mil e ultrapassou em 23,23% o estimado para o processo. A expectativa era obter R$ 600 mil, o que já significava aumento de 141,44% em relação ao valor mínimo. 

De acordo com o diretor do Deto, Antonio Celso Ferreira Júnior, este foi o primeiro de quatro leilões programados para este ano. Até o fim de 2012 serão realizados outros dois eventos em Curitiba e um em Foz do Iguaçu. Os recursos são específicos para a renovação da frota, o que deve ocorrer no início do próximo ano, disse Ferreira Júnior. Atualmente, a frota da administração direta e autárquica do Governo do Estado é composta por aproximadamente 15 mil veículos. 

O leilão é uma forma de deixar os pátios do Deto mais livres e reduzir gastos. O diretor destacou, ainda, que a renovação da frota, entre outras medidas que vêm sendo estudadas pelo departamento, visa reduzir os custos na manutenção dos veículos e no consumo de combustíveis. Está dentro da filosofia do governador Beto Richa, que é fazer mais e melhor com menos, ressaltou o secretário da Administração e da Previdência, Jorge de Bem. À medida que se vai atualizando a frota, tem-se melhor desempenho e com menos custo.