Crianças de férias e em casa exigem atenção, ainda mais se a chuva estiver restringindo as saídas ao ar livre. Por isso, zelar pela segurança delas, bem como pela alimentação e lazer saudáveis, deve ser preocupação constante dos pais e demais cuidadores. Quem alerta é a coordenadora do Programa de Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde, pediatra Cristiane Marangon.

Segundo a médica, o ideal é manter a casa ou o apartamento sempre arejado, para evitar as doenças típicas do frio, e as crianças fora da cozinha e da lavanderia. O objetivo é prevenir acidentes pela ingestão indevida de produtos de limpeza, queimaduras no forno ou no fogão e risco de afogamento em baldes de água, além de quedas.

As quedas são a primeira causa de atendimento de crianças e adolescentes por acidente nos prontosocorros dos hospitais do Trabalhador, Cajuru e de Clínicas, segundo levantamento amostral feito no ano passado pela Secretaria Municipal da Saúde. 
No banheiro, também para prevenir afogamentos, onde as crianças menores devem entrar acompanhadas por adultos. O vaso sanitário deve, por isso, ficar com a tampa fechada. 

Escadas, janelas e sacadas também merecem atenção especial, com o uso de telas de proteção e portões que impeçam o acesso dos pequenos. Eles também devem ser orientados sobre as brincadeiras com os animais de estimação, jamais aproximando o rosto do focinho de cães e gatos ou tentar brincar enquanto eles se alimentam.

Alimentação e lazer precisam ser supervisionados. Desde cedo as crianças precisam compreender que as refeições devem ser tomadas à mesa, com calma e na companhia da família, e nunca ser substituídas por lanches na frente da televisão ou do computador. Esse tipo de diversão deve ter o tempo de duração preestabelecido e dividir espaço com os jogos coletivos, que favorecem o raciocínio e a socialização, observa a pediatra. 

Ao brincar na rua, orienta Cristiane, é necessário observar as condições de segurança quanto ao trânsito de veículos e à presença de estranhos. As crianças também devem estar agasalhadas de acordo com a temperatura e entender a importância de não brincar na água parada ou colocá-la na boca e nos olhos. Evitam-se, assim, doenças como diarreia e leptospirose. Lenços descartáveis devem estar sempre nos bolsos e ser usados para aparar a tosse e espirros. As mãos devem ser lavadas sempre, principalmente antes das refeições e depois de tossir ou espirrar.