Em greve desde o dia sete, os policiais federais do Paraná devem voltar aos serviços amanhã (10), após o Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR) decidir suspender a greve em todo o estado até a próxima quarta-feira (15), com a expectativa de que o governo federal apresente uma proposta na próxima semana aos policiais.

A retomada do trabalho, segundo o presidente do Sinpef-PR, Fernando Augusto Vicentine, seria um voto de confiança ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que esteve em duas reuniões esta semana com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e encaminhou as reivindicações ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Caso nenhma proposta seja feita até o dia 15, porém, a situação deve ficar ainda pior do que foi hoje em Curitiba< afirmou Vicentine. Na manhã desta quinta, uma operação padrão no Aeroporto Internacional Afonso Pena fez com que muitos voos atrasassem, sendo que chegou a ser registrado atraso em 53% das partidas. No dia 16, os grevistas se reunirão em nova assembleia para analisar a possível proposta do governo federal e como o movimento irá seguir.

Os policiais federais pedem reajuste salarial, aumento de efetivo e valorização de cargos. Nos demais estados, os sindicatos local decidirão se continuam ou não em greve.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) informou que vai realizar reuniões com as categorias grevistas entre os dias 13 e 17 de agosto.