O café, uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e item obrigatório nas reuniões de trabalho e negócios, está criando um novo hábito. As cafeterias, ponto de encontro para bate-papos informais, começam a ser procuradas por outros públicos. Pela manhã é comum encontrar grupos de profissionais liberais e até estudantes que buscam o aconchego dos espaços para promoverem reuniões de trabalho e estudo.
Esse comportamento é extremamente comum no começo da semana e também do mês, conta Leonardo Ribas Gomes, franqueado da loja do Fran’s Café, instalada na Rua Gonçalves Dias, 151, no bairro Batel. O tempo de permanência é variado, mas nunca inferior a duas horas, período em que os integrantes consomem cafés, água, sucos e lanches. Há empresas que agendam as reuniões e deixam um valor fechado já pago para que os funcionários possam consumir, diz Gomes.

A permanência sempre resulta em consumo sim, conta Georgia Franco de Souza, proprietária da cafeteria Lucca Cafés Especiais, da Alameda Presidente Taunay, 40, do Batel. Por ficar a uma quadra de uma escola de ensino fundamental e médio, o espaço também costuma receber alunos que vão até o local tomar o café da manhã e, munidos dos seus computadores, fazem os trabalhos da classe em grupo.
Georgia conta que, além dos estudantes de ensino médio, o espaço recebe universitários e publicitários. Eles geralmente vem em grupos com os seus laptps e ficam por cerca de duas horas conversando sobre assuntos do trabalho ou da faculdade, conta.