O reflexo do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal chegou à eleição de Curitiba.  A campanha do pedetista Gustavo Fruet não decolou por um conjunto de fatores e um deles, possivelmente, é o desgaste negativo provocado pela repercussão nos meios de comunicações, apesar do assunto não ter sido abordado ainda no horário eleitoral gratuito. Hoje o STF começa a julgar vários petistas por lavagem de dinheiro e a associação vai prejudicar muito mais o ex-tucano com eleitorado.

Na última eleição, em 2010, o próprio PT aproveitou as denúncias da Operação Caixa de Pandora e no desgaste do DEM para eleger deputados e governadores petistas e aliados. Lula conseguiu até mesmo eleger a desconhecida Dilma Rousseff. Agora, o monstro se virou contra o criador. Os adversários do petismo vibram a cada notícia de condenação pelos ministros do STF. Todos sabem que a legenda está vivendo o inferno astral e não pode mais falar com a bíblia da ética.

No período em que esteve na oposição, o PT ostentava a bandeira de combate à corrupção como se fosse uma ferramenta de mudança social. Não conseguiu acabar com ela e, pior, elevou a corrupção para níveis históricos. A mudança social que sempre pregava acabou sendo uma cartilha vazia. O petismo caiu na própria armadilha. Está perdendo na maioria das capitais brasileiras onde tem candidato e ainda vai prejudicar alguns aliados. Como é o caso de Curitiba neste primeiro turno com Fruet. Possivelmente também vai ser o calvário de Ratinho Junior (PSC), tradicional aliado do partido da estrela solitária, se ele chegar ao segundo turno.

Pedalando
A campanha para vereador proporciona cenas difíceis de acreditar. A referência que temos é que rola muito dinheiro e muita gente envolvida. Essa verdade não é absoluta. É fácil ver muitos candidatos ralando. É o caso de Luciano Mewes (PTB). O próprio candidato dirige um triciclo, com um banner, para divulgar a candidatura.

O céu pode ser o inferno
O sociólogo Bohdam (PTB), ex-presidente da Casa do Estudante Universitário, a famosa C.E.U., está divulgando a campanha dele nas redes sociais. Através do Facebook e do Twitter ele apresenta uma plataforma do candidato voltada para os estudantes. A principal proposta dele é a criação do passe livre para o Transporte Coletivo. Bohdam poderia ter uma proposta bem mais abrangente: a obrigatoriedade de buscar o estudante em casa – como acontece nos Estados Unidos.

Faça o que digo
A Professora Josete (PT) na eleição de 2008 quase foi reprovada no teste das urnas. Este ano ela está fazendo uma campanha agressiva. Desde o primeiro dia de campanha ela vem distribuindo banners pelos canteiros da cidade. Até aí nada de errado. O discurso dela é pautado na ética e no respeito à lei. Mas, infelizmente, parece que para ela só existe faça o que falo, mas não faça o que eu faço. Na noite de sexta, vários banners divulgando a candidatura dela pernoitaram na Rua Prefeito Omar Sabbag e Avenida LothárioMeissner, caminho de quem vai e volta do litoral paranaense pela BR 277.

Vacina
O candidato Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) encontrou uma maneira bem original para conquistar a simpatia do eleitorado curitibano: colocou o filho Ricardo na campanha eleitoral. A entrada do jovem dará a Ducci um reforço no segmento na juventude e, certamente, vai tirar muitos votos de Ratinho Junior (Curitiba Criativa) – que vinha surfando sozinho no setor. Nos últimos dias, Ricardo vem substituindo o pai em várias reuniões com eleitores.

Rumo ao litoral
O feriado em Curitiba levou vários candidatos a viajarem até o litoral paranaense para fazerem campanha nas cidades de Matinhos, Caiobá e Guaratuba. Havia banners espalhados pedindo o voto em à prefeitura e à Câmara Municipal.  O folclórico vereador Professor Galdino estava lá com a bicicleta luminosa e com os sons da caixa no último volume.

Gravando
A maioria dos candidatos à prefeitura de Curitiba aproveitou o feriadão para adiantar a gravação dos programas eleitorais, para aparecer na Festa de Nossa Senhora da Luz e no desfile comemorativo de 190 anos da independência do Brasil na Cândido de Abreu, no Centro Cívico.


Lousa interativa
Amanhã tem uma nova pesquisa eleitoral do Datafolha. O levantamento foi contratado pela RPCTV e Folha e São Paulo. Serão ouvidos hoje e amanhã, 940 eleitores em Curitiba e a margem de erro será de 3 pontos para mais ou para menos. Esse índice proporciona uma leitura mais clara sobre as preferências do eleitorado Curitiba para a eleição de 7 de outubro. **** Bruno Meirinho contesta o potencial construtivo dado ao Atlético em artigo. A afirmação é baseada em uma decisão do Supremo Tribunal Federal, de que o potencial construtivo é sim dinheiro público. **** Também em Araucária haverá pesquisa eleitoral esta semana. O Ibope divulga na sexta o resultado que tem dois concorrentes fortes: Albanor Zezé e Olizandro. Olizandro se mantém na campanha eleitoral por força de um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. A margem de erro será de 5 pontos, diferença grande e não possibilita fazer uma leitura precisa da tendência do eleitorado. **** Os deputados estaduais do Paraná retornam hoje as sessões do legislativo. Tiveram a semana de folga para fazerem campanha nos domínios eleitorais. Muitos deles precisam eleger prefeitos e vereadores para formarem uma base eleitoral forte para a eleição de 2014.  **** A sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Curitiba irá discutir os aumentos dos valores do potencial construtivo para adequar a Arena a Copa do Mundo. A sessão promete ser conturbada.