Eleição é como um jogo de xadrez. Aqueles que participam precisam antecipar lances, criar estratégias e definir as melhores jogadas para manter o maior número possível de peões, torres, cavalos, bispos e a dama. O rei deve estar sempre protegido Na campanha de Curitiba é possível assistir as jogadas arriscadas de todos os candidatos à prefeitura de Curitiba no horário eleitoral gratuito.

Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) arriscou todas as fichas eleitorais ao tentar colar o nome dele ao do presidente Luís Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma. Arriscou tanto que não encontrou uma linguagem que possa convencer os eleitores de que ele esteja realmente ao lado da dupla. O programa vem soando falso por faltar o tempero que faça o eleitor se deixar levar pelo aroma.

Ratinho Junior (Curitiba Criativa) está insistindo demasiadamente em mostrar a pobreza dentro do coração curitibano. Ninguém gosta de pobreza. Nem os pobres. Tentar esconder a vida faraônica que ele vive e ainda falar que Lula e Dilma estão com ele, soa desafinado e revela uma ousadia que pode custar caro neste momento de julgamento do mensalão.

Até mesmo Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) resolveu mostrar o lado vermelho da força ao mostrar na televisão a presidenta Dilma elogiando a implantação do metrô na capital paranaense. Mas Ducci usou Dilma como um antidoto para as críticas dos adversários. O propósito era diferente dos outros dois. Mas também pode ser perigoso. Ainda mais com o estouro das condenações de antigos dirigentes no escândalo do mensalão.

Banners obsoletos
A eleição de 2012 será lembrada da campanha que deixará os banners obsoletos. Nas ruas, os candidatos estão fazendo questão de trocar o modelo arcaico, por modelos atrativos para a população. Na guerra pelo voto, vale tudo. Mamá Brito, do nanico PRP, teve uma grande sacada e colocou nas costas de cabos eleitorais, monitores e luminosos. Indo em direção da Praça Osório ou da Praça Santos Andrade, a telinha está sempre ligada e apresentando vídeos do candidato e o letreiro iluminado mostrando o número dele.

Potencial
Os vereadores adiaram a discussão do aumento do potencial construtivo da Arena para depois das eleições de sete de outubro. A oposição pediu a suspensão por 10 sessões. A situação três. Decidiu-se por 13. A justificativa dada pelos vereadores é para que técnicos da prefeitura viessem até a Câmara para tirar dúvidas.

Construtivo
Dois dias de discussão não foram suficientes para os vereadores tomassem uma posição. Para eles, a aprovação da medida poderia trazer desgastes com o eleitorado curitibano. Faltando menos de um mês, a decisão poderia ser usada por candidatos que clamam por renovação na casa legislativa. E nenhum dos vereadores quer dar um prato cheio para os adversários.

Dúvida cruel
Ratinho Junior está prometendo mundos e fundos para o eleitor curitibano. Ele diz que vai melhorar a educação, a saúde, a mobilidade urbana, enfim, ele quer fazer uma Curitiba perfeita. Mas o eleitorado da capital paranaense ficou cabreiro depois da entrevista na RIC TV, na noite de segunda-feira, quando ficou evidente que ele não fez a lição de casa. A conclusão é de ele não conhece bem o orçamento da cidade. Mas eleição é assim mesmo. Os coordenadores de campanha da coligação Curitiba Criativa vão ter muito trabalho para deixar Ratinho afiado.


Lousa interativa
A senadora Marta Suplicy é a nova ministra da Cultura. Ontem, Dilma Rousseff comunicou a Ana de Holanda que ela estava demitida. Os agentes culturais do Paraná esperam que Marta retome o diálogo com a classe e acabe com a influência do ECAD dentro do órgão. **** As preocupações de Delúbio Soares com a Justiça vão além do processo do mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-tesoureiro petista também enfrenta uma acusação de liderar um grupo político num esquema de desvio de dinheiro público, a chamada máfia dos vampiros. **** Ratinho Junior (Curitiba Criativa) participou de uma sabatina no jornal Gazeta do Povo. Reafirmou que não é homofóbico. Se for eleito prefeito, não vai participar da parada gay, mas também não pretende proibir o desfile. Só não admite beijo gay. É uma coisa que ele não quer ver. O candidato, que já revelou ter (sem declinar os nomes) coordenadores gays na campanha, aparentemente, só veta que eles ser beijem no comitê central. **** Os deputados paranaenses discutiram na Assembleia Legislativa a criação de um fundo de aposentadoria. O posicionamento sobre o assunto, com certeza, será usado contra eles na eleição de 2014.O plano prevê um salário de R$ 14 mil mensais ao parlamentar que contribuir com o fundo durante 20 anos. A posição evidência que há uma tentativa de dividir o Paraná em povo e deputados. Para os deputados, o céu. Para o povo, o inferno. **** O prefeito de Londrina, José Ribeiro (ex-PSC), recebeu da Câmara de Londrina, o prazo de 7 dias para apresentar a defesa prévia sobre o pedido de abertura de Comissão Processante contra ele. Na próxima semana os vereadores poderão abrir a CPI. Antes do final do mês poderão cassá-lo.

 

Leia mais notícias no www.bemparana.com.br/tupan
Twitter – @fernandotupan    Facebook – @ Fernando tupan