Com a campanha chegando aos seus momentos finais, não há dúvida de que a grande surpresa da disputa em Curitiba é a candidatura de Ratinho Júnior (PSC). Mesmo com menos tempo no rádio e televisão e sem o apoio de grandes partidos, o deputado federal, visto inicialmente como azarão, capitalizou o sentimento do eleitorado, em especial da chamada nova classe C, por mudança e caras novas, mas ao mesmo tempo, com um toque de conservadorismo típico do populismo que volta e meia ressurge quando o eleitorado se cansa das forças mais tradicionais. E até agora as tentativas dos adversários de desconstruí-lo apontando sua falta de experiência e o risco de uma aventura parecem não terem dado resultado. Para completar, a propaganda de Ratinho é de longe a mais eficiente, pois transmite uma empatia que os demais concorrentes não conseguem. Para isso, Ratinho combina uma facilidade natural de comunicação de quem já atua profissionalmente no meio com a apresentação de propostas simples e de fácil assimilação, mesmo que por vezes superficiais ou de viabilidade questionável. Como o eleitor vota muito mais com base na emoção do que na razão, ele espera que os candidatos o façam sonhar, mesmo que não o digam como realizarão esses sonhos depois.

Afago
No programa da quarta-feira à noite, Ratinho afagou os funcionários públicos municipais. Prometeu um novo plano de cargos e salários, um novo fundo de aposentadoria, e a redução dos cargos para apadrinhados políticos. Também prometeu tratar todos de forma ética e democrática, principalmente em época de eleição.

Ecumênico
O candidato do PSC também mirou o segmento religioso. Exibiu imagens e depoimentos de pastores e padres católicos.

Cidade sorriso
Para combater a tentativa dos adversários de desqualificá-lo, Ratinho também exibiu depoimentos de populares afirmando que vão votar nele com orgulho. E apontou ainda uma suposta onda das novas ideias, temperada com humildade e simpatia

Conexões
O prefeito Luciano Ducci (PSB) tem tentado, nos últimos programas, mimetizar o estilo mais popular do adversário do PSC. No último programa, apareceu percorrendo terminais de ônibus. E ainda aproveitou para alfinetar Gustavo Fruet (PDT). Aqui o PDT aliado do PT é contra tudo, mas em São Paulo o mesmo PDT fala que vai implantar o sistema de Curitiba, disse, exibindo trecho da propaganda do candidato do PDT à prefeitora paulistana, Paulinho da Força.

Cuidado
A primeira-dama, Fernanda Richa, também voltou ao programa de Ducci. Em tom grave, alertou os eleitores de bairros periféricos da Capita a tomarem cuidado com as promessas que alguns candidatos fazem nessa campanha. Porque falar é fácil. Eles não conhecem a realidade da administração, disse ela.

Influência
Uma enquete realizada pelo CIEE – ONG que oferece vagas de estágio a estudantes em empresas – detectou que a maioria dos estudantes (60%) não é influenciada pelo horário político para definir seu voto. Outros 35% afirmaram que o horário político ajuda a escolher o melhor candidato. Já 5% não têm opinião formada sobre o assunto. O levantamento foi feito com 12.443 jovens de todo o País. 

Regra três
Na falta da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, Gustavo Fruet (PDT) exibiu em seu programa de televisão o depoimento da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata a presidência, Marina Silva. Fruet também voltou a criticar Luciano Ducci (PSB) por supostas promessas de campanha não cumpridas. E a questionar as pesquisas de intenção de voto.

De pai para filho
Em um dos depoimentos exibidos por Fruet em seu programa, uma eleitora explica o motivo pelo qual diz estar decidida a votar o pedetista: Minha mãe gostava muito do pai dele. Estratégia semelhante foi adotada pelo candidato a vereador Affonso Camargo (DEM). Meu pai criou o vale transporte, disse.

Diversidade
No programa de ontem alguns puxadores de votos deram o ar de sua graça. De cantores a políticos de grande representatividade, praticamente todas as coligações tiveram um representante. O PCdoB veio com a cantora Leci Brandão, a coligação Curitiba Quer Mais teve a ministra Gleisi Hoffmann e até Lula e Dilma em rápida aparição. O PT veio para mudar renovar e inovar o Brasil, falaram.

Individualmente
Nos horários de alguns candidatos figuras como o deputado federal Francischini (PSDB) pedindo voto para o Chico do Uberaba foi a maior novidade.