O resultado da eleição de Curitiba, a passagem de Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) para o segundo turno das eleições municipais, fincou a base que o PT procurava há mais de 30 anos em Curitiba. O resultado fortalece o PT e os ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo que conseguiram eleger dois candidatos que fazem parte da base aliada de Dilma Roussef. Ratinho sempre fez parte da base de Dilma nos seis anos de deputado federal. Fruet é um aliado novato e tem como vice a petista história Mirian Gonçalves.
A derrota de Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) no maior colégio eleitoral do Paraná projeta problemas futuros para a reeleição do governador Beto Richa. Gleisi agora terá uma base para a eleição de 2014 e assim tentar mais uma vez parar o tucano – que a venceu na eleição municipal de 2008, com 78% dos votos. Richa terá que fazer algumas mudanças técnicas para evitar o crescimento de Gleisi em Curitiba e nas principais cidades do Paraná, como fortalecimento de ações no interior do estado e buscar a aproximação com a juventude – que na eleição na capital paranaense votou em Fruet e Ratinho.
A petista Gleisi poderá adotar uma nova tática a partir de janeiro, quando está prevista uma reforma ministerial no governo Dilma Rousseff. Paulo Bernardo pode largar o ministério das Comunicações e se transferir para a Casa Civil. Gleisi deve retornar ao Senado para viajar pelo Paraná e preparar a campanha para o governo do Paraná em 2014. A eleição de ontem em Curitiba iniciou uma nova corrida a partir de hoje: pelo Palácio Iguaçu.

Surpresos
A derrota de Luciano Ducci (Curitiba Sempre na Frente) também pegou de surpresa a base aliada da Câmara Municipal. Segundo o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Serginho do Posto (PSDB) a bancada irá se reunir hoje para avaliar o resultado de ontem e nas próximas semanas o diretório municipal irá fazer uma reunião para definir uma estratégia visando à eleição de 2016. A bancada tucana caiu de 13 para quatro. Além de Serginho foram eleitos Felipe Braga Cortes, Beto Moraes e Professor Galdino. 

Adeus
Estão deixando a vida parlamentar municipal no dia 31 de dezembro os seguintes vereadores: Francisco Garcez (PSDB), Jorge Yamawaki (PSDB), Maria Goretti (PSDB), Jair Cezar (PSDB), Emerson Prado (PSDB), Nely Almeida (PSDB), Odilon Volkmann (PSDB), Renata Bueno (PPS), Juliano Borghetti, João do Suco (PSDB), Algaci Túlio (PMDB), Julião Sabota (PSC), Caíque Ferrante (PRP), Celso Torquato (PSD), Denilson Pires (DEM) Roberto Hinça (PSD), Zezinho do Sabará (PSB) e Edson do Parolin (PSDB).

Novatos
A partir do dia primeiro de janeiro a Câmara Municipal de Curitiba vai receber 18 novos vereadores. Cristiano Santos (PV), Toninho da Farmácia (PP), Hélio Wirbiski (PPS), Chico do Uberaba (PMN), Colpani (PSB), Mestre Pop (PSC), Mauro Ignácio (PSB), Pier (PTB), Tiago Gevaert (PSC), Paulo Rink (PPS), Bruno Pessuti (PSC), Carla Pimentel (PSC), Rogério Campos (PSC), Cacá Pereira (PSDC), Chicarelli (PSDC), Geovane Fernandes (PTB) se elegeram pela primeira vez. Jorge Bernardi (PDT) e Aílton Araújo (PSC) já foram vereadores e retornam a casa legislativa.

Veteranos
Voltaram ao legislativo municipal 20 parlamentares: Professor Galdino (PSDB), Valdemir Soares (PRB), Serginho do Posto (PSDB), Felipe Braga Cortes (PSDB), Dona Lourdes (PSB), Jairo Marcelino (PSD) Beto Moraes (PSDB), Professora Josete (PT), Tico Kuzma (PSB), Noemia Rocha (PMDB), Manfron (PP), Tito Zeglin (PDT), Sabino Picolo (DEM), Julieta Reis (DEM), Paulo Salamuni (PV), JonnyStica (PT), Dirceu Moreira (PSL), Zé Maria (PPS), Aladim (PV) e Pedro Paulo (PT).

Força
O vereador mais votado para ocupar uma cadeira na Câmara de Curitiba foi o comunicador Cristiano Santos (PV), filho do deputado estadual Roberto Accioly, que fez 14.186 votos. Outro que mostrou força foi o vereador Professor Galdino (PSDB). O fenômeno eleitoral fez uma campanha franciscana e obteve 13.978 votos, o que o credência para voos altos dentro do ninho tucano.

Azarões
O grande azarão desta eleição foi Toninho da Farmácia (PP). O pepista foi o sexto vereador mais bem votado nesta eleição com 9.958, superando nomes fortes da política municipal. Outras surpresas aconteceram. As principais foram: a reprovação nas urnas do único vereador do PSC, Julião Sobota, mesmo com a coligação elegendo seis nomes, e a eleição de dois vereadores pelo PTB.

Decepção
A decepção da eleição para vereadores foi a reprovação eleitoral do atual presidente da Câmara, João do Suco (PSDB). O tucano iniciou uma série de reformas na casa legislativa, como diminuir o número de cargos, e fez apenas 4981 votos, ficando na oitava suplência, atrás de Zezinho do Sabará, Edson do Parolin, Celso Torquato, Jorge Yamawaki, Jair Cezar, Edson Oliveira e Genivaldo Santos.

Corrida por apoio
Os candidatos Ratinho Junior (Curitiba Criativa) e Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) agora irão duelar pelo apoio do prefeito Luciano Ducci (PSB) e do candidato Rafael Greca (PMDB) no segundo turno. A posição de Ducci e Greca poderá influenciar o voto de muitos eleitores na capital paranaense. Emissários já sondaram os derrotados na noite de ontem. Mas a definição das posições será decidida até o final da semana.

Lousa interativa
Hoje também começa a corrida para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba. Estão no páreo: Cristiano Santos (PV), Valdemir Soares (PRB), Tito Zeglin (PDT), Pedro Paulo (PT), JonnyStica (PT), Paulo Salamuni (PV) e Jorge Bernardi (PDT). Com chances reduzidas estão os tucanos Serginho do Posto e Professor Galdino. **** A composição das alianças no segundo turno é que definirá a relação dos nomes. **** Em Castro, Dr. Reinaldo (PPS) está voltando à prefeitura. Ele fez 17.024 votos e superou Maria Helena (DEM).


Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan