A hora é de colocar o time em campo. De um lado a equipe comandada por Ratinho Junior. De outro, por Gustavo Fruet. Nos últimos dias vários reforços desembarcaram na campanha da Curitiba Criativa e da Curitiba Quer Mais. O PSC está de um lado do campo e do outro, o PDT. O juiz vai apitar. Os jogadores estão posicionados. Começa a partida.
Somente no dia 28 de outubro é que o jogo político vai terminar. Não teremos intervalos, já que o horário eleitoral irá ao ar de segunda a segunda. Serão 12 dias para que Ratinho e Fruet seduzam o eleitor e mais dois para a grande final. Os próximos dias serão fundamentais para a batalha final.
No último ato, os candidatos a vereador, eleitos ou não, serão fundamentais para Ratinho e Fruet chegarem ao eleitor. Diferentemente dos senadores, deputados federais e deputados estaduais, o parlamentar atua muito próximo ao eleitor. Tem um acesso praticamente diário. Enquanto os outros estão distantes. Aquele que optar pelo contato direto vai encurtar caminho. Poupar tempo e não vai ter intermediário. A conversa do olho no olho é sincero e pode influir no ânimo de todo cabo eleitoral.

Viabilizando
A sucessão da presidência da Câmara Municipal de Curitiba ganhou novos candidatos nos últimos dois dias. Além de Felipe Braga Cortes (PSDB) e Pastor Valdemir (PRB) entraram no páreo, Serginho do Posto, Paulo Salamuni (PV) e Tico Kuzma (PSB). Os vereadores já estão conversando com os novatos da casa e expondo o plano de trabalho para 2013 e 2014.

No páreo
Quem também está na corrida para principal cadeira da Câmara de Vereadores é o pedetista Jorge Bernardi, que já foi presidente da casa legislativa entre 1989 e 1990. Mas como as eleições do próximo ano será diferente das anteriores, Bernardi tem alguns obstáculos dentro do PV e do PT que preferem lançar Paulo Salamuni. Claro, no caso do candidato Gustavo Fruet (Curitiba Quer Mais) sair vencedor na eleição de 28 de outubro.

Primeiros passos
As candidaturas mais agressivas no parlamento municipal são de Felipe Braga Cortes (PSDB) e Pastor Valdemir (PRB). O tucano já ligou para a maioria dos novos vereadores e colocou o nome dele como opção para todos aqueles que permanecerão na próxima legislatura. Valdemir seguiu o mesmo caminho.

Novo formato
Ao contrário dos anos anteriores, a eleição para a presidência da Câmara de Curitiba adotará uma nova metodologia. Até a última eleição, o próprio vereador lançava a candidatura. Hoje a sistemática é diferente. Agora o partido com maior número de vereadores ou o maior bloco partidário definirá o nome do novo presidente.

Treta
Os tucanos Professor Galdino e Odilon Volkmann se estranharam na noite de quarta-feira na Sociedade Morgenau, onde Ratinho Junior conversou com vereadores eleitos e não eleitos. Galdino ficou tão chateado que entrou por uma porta e vazou por outra. Volkmann acredita que Galdino roubou votos dele.

Definições
Os políticos não terão feriado nesta sexta-feira. Devido o 2º turno das eleições municipais, no dia 28 de outubro, a maioria estará mobilizada para apoiar os candidatos Ratinho Junior e Gustavo Fruet. Curitiba vai ser abandonada até domingo no período da tarde. A ideia é atacar no litoral paranaense, onde parte dos curitibanos pretende passar o final de semana prolongado. Tem candidato a vereador derrotado que pretende levar a campanha para o litoral catarinense. 

Surpresos
Os vereadores aprovados nas urnas no último domingo procuraram a Câmara de Curitiba para se inteirar do funcionamento da casa legislativa. Os novatos queriam saber e entender a estrutura do parlamento, do salário, do número de cargos em comissão e a data que serão diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. O Cerimonial tem um kit preparado de boas vindas aos novos membros. 


Lousa interativa
Mais um tucano fechou com o candidato Ratinho Junior: Beto Moraes bateu o martelo na tarde de ontem. Hoje são esperadas novas adesões. **** Na segunda-feira o PPS irá reunir os filiados para pedir apoio à candidatura de Ratinho Junior. Nos bastidores está tudo acertado. As más línguas falam na negociação de uma secretaria para uma candidata derrotada. Como diz o blogueiro Zé Beto: Isso é política. **** A campanha eleitoral em Ponta Grossa está pegando fogo. Os candidatos do segundo turno, Marcelo Rangel (PPS) e Péricles (PT) procuram cabos eleitorais com experiência. Se tiverem trabalhado nas eleições na capital, estão contratados. **** Apesar das críticas dos gastos com a Copa do Mundo, dificilmente Ratinho Junior e Gustavo Fruet irão abandonar o legado iniciado pelo prefeito Luciano Ducci. A informação estava nas entrelinhas das declarações dos candidatos no Papo Universitário, realizado na quarta-feira, no Teatro Paiol, pela Gazeta do Povo. **** Hoje será o último dia sem propaganda eleitoral gratuito. A partir de amanhã as emissoras de rádio e televisão irão vincular 40 minutos de programas. Sem contar os comerciais. **** Pela primeira vez, desde o início do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, o Plenário do Supremo Tribunal Federal abriu divergência considerável para absolver todos os réus acusados em um dos capítulos da denúncia. Os ministros julgam o sétimo capítulo da peça de acusação formulada pelo Ministério Público Federal, que trata apenas de imputações de lavagem de dinheiro contra ex-parlamentares do PT, assessores e o ex-ministro dos Transportes e atual prefeito de Uberaba (MG), Anderson Adauto . Também pela primeira vez, alguns dos ministros manifestaram, de forma explícita e inequívoca, preocupação em relação a interpretações dadas ao crime de lavagem de dinheiro ao procederem com condenações. A sessão desta quinta-feira acabou em um grande debate sobre que balizas o Supremo deve estabelecer para definir os limites penais do tipo lavagem de capitais. 

 

Leia mais notícias no
SITE: www.bemparana.com.br/tupan
TWITTER: @fernandotupan  
FACEBOOK: @ Fernando tupan