Empresas do interior deverão ser incluídas a partir de março no projeto Primeira Exportação, da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul. Será o segundo ciclo de consultas do projeto, que até fevereiro atende empresas de Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo é dar suporte técnico gratuito às pequenas e médias empresas interessadas em entrar no mercado externo.

Para o diretor geral da secretaria, Ercílio Santinoni, o projeto será um grande sucesso no interior do Estado, onde as empresas encontram mais dificuldades para se desenvolver. O objetivo do Primeira Exportação é fazer com que micro e pequenas empresas tenham seu desenvolvimento acelerado e gerem mais empregos e renda para a população. Aprimorando a qualidade dos produtos e o marketing desses empreendimentos para o mercado internacional podemos melhorar a vida desses empresários, diz Santinoni.

Dados do Sebrae mostram que o ano de 2011 foi bastante positivo para o comércio exterior, com forte crescimento das exportações (26,8%) e das importações (24,5%) e aumento do superávit comercial em relação ao ano anterior, alcançando US$ 29,8 bilhões. De acordo com esses dados, o Paraná está entre os estados com o maior volume de micro e pequenas empresas exportadoras. Entre 1998 e 2011, mais de 90% das empresas e cerca de três quartos das exportações das MPE originaram-se em apenas cinco estados: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Para atender essas empresas a secretaria criou um núcleo de consultas, por meio de uma parceria com a FAE Centro Universitário. Alunos da instituição elaboram o diagnóstico da companhia e verificam seu potencial exportador. Empreendimentos de diversos segmentos econômicos/industriais recebem orientações sobre pesquisa de mercado, eventuais adequações do produto, promoção comercial e a parte operacional da exportação.

O mesmo trabalho será realizado no interior após serem firmadas parcerias com universidades e faculdades das regiões. Segundo Adriana Pelizzari, assessora da Pró-Reitoria da FAE, o projeto é um dos mais respeitados da instituição. “O Primeira Exportação é atualmente o projeto mais importante do curso de negócios internacionais. Tenho certeza que colherá novos frutos, afirma.