Você já teve carros de duas, três, quatro ou cinco portas? Os leitores pouco relacionados com os termos especializados do mundo do automóvel poderão ficar na dúvida sobre quantas portas tem o seu carro. Se ele levar ao pé da letra o significado de porta, certamente, quando comprar um carro de cinco portas, nunca encontrará a quinta. Afinal, porta é por onde a gente entra, certo? Pelo menos é assim que vemos as portas da nossa casa. Os demais espaços feitos nas paredes são chamados de janelas.


Caro leitor, se você não está muito apegado a essa linguagem, fique tranqüilo: existe uma explicação para dizer que um carro tem três ou cinco portas, em vez de duas ou quatro. Explicação, diga-se, com a qual não concordo.


Parte da indústria automobilística resolveu definir como porta a tampa do porta-malas dos carros hatch. Sabe por que? Porque neste tipo de carro o porta-malas está no habitáculo do carro, portanto, é possível “entrar” no carro por ela. É verdade que ninguém entra no carro pelo porta-malas. Mas, a rigor, isso é possível. Nos sedãs, a tampa do porta-malas não é considerada porta, porque não dá acesso ao habitáculo. É só isso.


 


Portanto, um carro hatch de duas portas é chamado de três portas. Se for sedã, será um “duas portas”. Só tem uma coisa que não explicaram ainda: o Dobló tem cinco ou seis portas? É que na parte traseira a porta é dividida em duas. Será que cada parte é considerada uma porta? É uma pergunta para os especialistas. Se bem que há coisa mais importante para se discutir na hora de comprar um carro.