Convidado pelo governador Beto Richa (PSDB) para assumir a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) afirmou ontem que aguarda apenas o Palácio Iguaçu definir a data para tomar posse do cargo. Cheida aceitou o convite em conversa com Richa na semana passada, mas desde então o governo não sinalizou quando ele tomaria posse, o que gerou especulações de que a nomeação do deputado poderia ser revista por conta de declarações dele sobre mudanças no sistema de concessão de licenciamentos ambientais.

O governador me convidou, eu aceitei. Agora é com o Executivo marcar a posse, afirmou o peemedebista. O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), garantiu ontem que o convite ao peemedebista está mantido, e que a data da posse deve ser definida nos próximos dias.

Diante da dúvida e da decisão do ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) de rejeitar o convite para assumir a presidência da Sanepar, a bancada do PMDB na Assembleia decidiu pedir uma nova audiência conjunta com o governador para esclarecer a situação. Queremos saber afinal de contas qual é o espaço do PMDB no governo, explicou o deputado estadual Caito Quintana (PMDB).

Um dos motivos da demora na nomeação de Cheida seria a necessidade do governador reacomodar o atual secretário, Jonel Iurk, indicado pelo PP do ex-deputado federal e atual secretário de Estado da Indústria e Comércio, Ricardo Barros. O partido teria reclamado não ter sido procurado antes por Richa para negociar a saída de Iurk e o espaço da legenda no governo. (IS)