O número 1 do mundo encerrou com uma grande atuação o reinado de Rafael Nadal no Masters 1.000 de Montecarlo. Ontem, o sérvio Novak Djokovic confirmou a sua condição de líder do ranking da ATP e derrotou o espanhol na decisão do torneio, disputado em quadras de saibro, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 7/6 (7/1), em 1 hora e 52 minutos. Assim, Djokovic impediu que Nadal, atualmente o número 5 do mundo, se tornasse o primeiro jogador da Era Aberta do tênis a ser campeão por nove vezes o mesmo torneio. O espanhol havia vencido as oito edições anteriores do Masters 1.000 de Montecarlo e vinha em uma sequência de 46 vitórias na competição, em que só tinha perdido apenas uma vez, em 2003.
Todas essas impressionantes marcas de Nadal ruíram diante de Djokovic, que chegou a ser dúvida para o Masters 1.000 de Montecarlo, mas conquistou pela primeira vez o título desta competição após perder duas vezes na decisão para Nadal, em 2009 e 2012. Mas dessa vez foi diferente. E Djokovic obteve a sua 15.ª vitória em 34 partidas contra Nadal. Este foi apenas o terceiro triunfo do sérvio em 15 jogos diante do espanhol em quadras de saibro. Já em decisões, os números estão iguais, com oito vitórias para cada tenista.

Maratona
O brasileiro Paulo Roberto venceu a Maratona de Pádova ontem. Com o tempo de 2h13min00s, ele foi o mais rápido na tradicional prova italiana e conseguiu o índice da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa do Mundial da modalidade em Moscou, que acontecerá em agosto. Oitavo colocado nos Jogos Olímpicos de Londres, Paulo Roberto conseguiu a vitória deste domingo com certa facilidade, já que terminou a prova com um minuto e 35 segundos de vantagem para o segundo colocado, o queniano Paul Kibet Kosgei.

MotoGP
Pelo segundo dia consecutivo, o espanhol Marc Márquez fez história em Austin, no Texas, ao vencer a etapa das Américas do Mundial de MotoGP, ontem. Ele se tornou o piloto mais jovem de todos os tempos a conquistar uma vitória na maior categoria da motovelocidade, um dia depois de ter conquistado a pole, que também foi a do piloto com menor idade a ganhar a primeira posição do grid em um treino de classificação de uma corrida da elite desta modalidade. Márquez, de 20 anos de idade, quebrou um recorde que perdurava desde quando o norte-americano Freddie Spencer ganhou a etapa da Bélgica de 1982 da categoria rainha da motovelocidade, quando então tinha 21 anos.

Rio de Janeiro
O Botafogo foi a Volta Redonda enfrentar o time da casa sem nenhum interesse no resultado, garantido que estava como primeiro colocado do Grupo A. Os alvinegros estavam mais ligados no andamento da rodada do Grupo B, que definiria o seu adversário na semifinal da Taça Rio. A vitória por 1 a 0 sobre o Voltaço apenas concretizou uma campanha perfeita no returno, com sete vitórias em sete jogos. Mas o que os botafoguenses comemoraram mesmo foi a vitória do Boavista sobre o Resende (3 a 2) e do Fluminense sobre o Bangu (2 a 0), que evitou um clássico precoce com os tricolores no fim de semana. Dessa forma, os cruzamentos das semifinais são Botafogo x Resende e Fluminense x Volta Redonda, com os grandes com a vantagem do empate para avançar à final.

Itália
A Juventus parece não ter adversários à altura na Itália e deu mais um importante passo rumo ao título nacional ontem. A equipe de Turim recebeu o rival Milan, venceu o clássico por 1 a 0, pela 33.ª rodada, e se aproximou ainda mais da conquista que já parece estar nas mãos do clube. O resultado levou a Juventus aos 77 pontos, na liderança da tabela, 11 à frente do segundo colocado Napoli, a apenas cinco partidas para o fim da competição. Por outro lado, o Milan estacionou nos 59 pontos, na terceira posição.

Copa das Confederações
O ex-atacante Ronaldo foi para a Europa integrar uma comitiva brasileira que tem como missão divulgar a disputa da Copa das Confederações no continente. Membro do Comitê Organizador Local (COL) da competição e também da Copa de 2014, ele esteve com o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, em Turim, na Itália, ontem. Dos 800 mil ingressos colocados à venda para a Copa das Confederações, mais de 500 mil já foram comprados, um recorde. O problema é que o público é quase integralmente brasileiro.