Mais de 32 mil eleitores de dois municípios paranaenses voltarão às urnas, neste domingo (3), para escolher seus prefeitos e vices. Em Santa Inês e Inácio Martins, as eleições do ano passado foram anuladas pela Justiça Eleitoral após o candidato vencedor ter o registro de candidatura indeferido.

Em todo o Brasil, seis municípios terão novas eleições neste final de semana. Segundo a Resolução nº 23.280/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as novas eleições devem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês, pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Em Santa Inês, que tem 24.117 eleitores, a nova eleição foi marcada após o candidato mais votado, José Pedro Rodrigues da Silva (PTB), ter o registro de candidatura impugnado por rejeição de contas públicas e pela prática de abuso de poder econômico e político.

Concorrem às vagas de prefeito e vice-prefeito da cidade: Marcel Andre Regovichi (PSD) e Victor Hugo Saraiva Carvalho Silva (PMDB); e Adenilson Pacheco (PR) e Alvir Camargo Ferreira (PV).

Em Inácio Martins, que conta com 8.075 eleitores, Lauri Setrinski (PSDB) e o vice, Douglas Ricardo Pasqualin (DEM) tiveram seus registros de candidatura negados por abuso de poder econômico – eles não teriam prestado regularmente as contas eleitorais, impedindo a fiscalização dos recursos financeiros utilizados na campanha eleitoral.

Os candidatos à prefeitura são: Marino Kutianski (PSDB) e o vice, Nelso de Andrade Junior (PPS); Alvaro Silvino Pasqualin (DEM) e Jerson Toledo (DEM); Valdir Cabral da Silva (PDT), tendo como vice Cezar Mauricio Cavassin (PDT).