A Rede Marista de Solidariedade por meio da campanha Imposto de Renda Solidário convida os contribuintes de todo o Brasil a deduzir parte do Imposto de Renda devido em 2012 aos Fundos para a Infância e Adolescência (FIA).

Até o final de dezembro, pessoas jurídicas que declaram pelo sistema do lucro real, podem descontar até 1% do IR devido para os projetos sociais. Já as pessoas físicas, que fazem a declaração pelas Deduções Legais (novo nome dado à declaração completa), podem descontar até o limite de 6%.

Além disso, a partir deste ano, embora o prazo de dedução do IR termine em dezembro, pessoas físicas que ainda quiserem doar, podem fazê-lo até 30 de abril do ano seguinte. Neste caso, podem deduzir até 3%.

De acordo com Vanderlúcia da Silva, coordenadora de parcerias e projetos da Rede Marista de Solidariedade, do Grupo Marista, atualmente o contribuinte tem a oportunidade de doar para o FIA de uma forma mais prática. O sistema da Receita Federal, através do qual se prestam as Declarações de Imposto de Renda, traz um campo exclusivo para essa finalidade, no qual poderá escolher para qual conselho quer doar, explica.

Esses fundos financiam projetos sociais cadastrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Rede Marista de Solidariedade que busca formar cidadãos humanos, éticos, justo e solidário para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais fundamentados nos valores Maristas, apoia esta iniciativa. Para mais informações sobre a campanha e os projetos, acesse www.impostosolidario.org.br ou envie um e-mail para [email protected]