Agentes da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), em operação na qual investigavam a participação de adolescentes no tráfico de drogas, no Complexo do Alemão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, apreenderam nesta sexta-feira (14) grande quantidade de drogas na comunidade da Fazendinha. Segundo o delegado Gilson Perdigão, foram encontradas 750 cápsulas de cocaína, 4 mil papelotes contendo crack, 2 quilos de maconha e quilos (não precisou quantos) de um pó branco ainda não identificado pela polícia.

A droga estava no interior de uma casa abandonada, juntamente com anotações da contabilidade do tráfico na região, que serão analisadas no decorrer do inquérito policial, acrescentou o delegado.

A polícia intensificou as operações no complexo de favelas do Alemão desde a noite de quinta-feira (13), após traficantes terem disparado contra o contêiner que serve de base para a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Vila Cruzeiro.

Os disparos levaram a polícia a fazer uma incursões em duas das favelas do complexo (Vila Cruzeiro e Parque Proletário). A polícia foi recebida a bala, e durante o tiroteio que se seguiu, o subcomandante da UPP da Vila Cruzeiro, Leidson Acácio Alves, de 27 anos, foi atingido por um disparo na cabeça, não resistiu e morreu ao dar entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas.

Os recentes tiroteios e o recrudescimento da violência nas favelas do Complexo do Alemão levaram a polícia a aumentar as incursões na região. Durante a madrugada de hoje, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçaram o policiamento no complexo de favelas, com efetivos de outras UPPs.