Mais do que trazer um treinador de renome, o que não acontecia desde 2009, quando o Coritiba contratou Ney Franco, com a vinda de Celso Roth o Coxa volta a apostar na Escola Gaúcha de Futebol, com um futebol mais defensivo, com a equipe bem armada e tratamento rígido com os jogadores, com muita cobrança.

O último treinador gaúcho que havia comandado o time do Alto da Glória foi Ivo Wortmann, no começo de 2009. Natural de Quaraí, o técnico já havia passado pelo Coritiba entre 2000 e 2001. Antes dele, em 2008, a aposta foi Guilherme Macuglia, que teve importante papel na formação da equipe campeã da Série B do mesmo ano, sob o comando de Renê Simões.

O técnico que mais treinou o Coxa no Campeonato Brasileiro é gaúcho: Paulo Bonamigo, que comandou o Coritiba entre 2001 e 2003 e em 2006, acumulando 71 jogos no Brasileirão. Foi o gaúcho de Ijuí que comandou a equipe em 2003, quando o time do Alto da Glória ficou em 5º no nacional e garantiu vaga para sua última Copa Libertadores.

Já o maior título da história coxa-branca, o Campeonato Brasileiro de 1985, foi conquistado com um gaúcho no comando alviverde: Ênio Vargas Andrade, o Seu Ênio, natural de Porto Alegre.

Além dos nomes já citados, outros gaúchos que se saíram bem à frente do Coritiba são: Valdir Espinosa, Paulo César Carpegiani e Félix Magno – o último é uruguaio, mas atuou durante muito tempo no futebol gaúcho e é, inclusive, o técnico que mais treino o Coxa em toda a história: 196 jogos nos anos 1950 e 1960.