Celso Roth colecionou elogios ontem. O novo técnico do Coritiba ganhou declarações positivas do auxiliar técnico Tcheco, do craque Alex e do zagueiro Leandro Almeida. Tcheco era meia do Grêmio de 2008, vice-campeão brasileiro, comandado por Roth.

Naquele ano, o time gaúcho se destacou também pelo futebol ofensivo – teve o 3º melhor ataque da competição, com 59 gols marcados em 38 rodadas. O Rafael Carioca era o nosso jogador mais defensivo do meio-campo. Ele ele sabia sair jogando muito bem, lembrou Tcheco, em entrevista para a rádio 98. O Celso Roth sabe montar times e é consagrado no futebol brasileiro. Vou aprender muito com ele, declarou o auxiliar, que pediu para deixar a gerência de futebol do clube e retornar para a função à beira do campo.

Tcheco também falou sobre a fama de retranqueiro de Roth. Todo treinador, quando começa o trabalho, a primeira preocupação é o sistema defensivo, disse. E contou que a disciplina será forte no Coritiba com o novo comandante. Ele cobra e cobra muito. Do Zé ao Pelé, ele cobra igual, declarou.

Pelo Twitter, Alex também elogiou ontem Roth. Reencontro Celso Roth após 13 anos. Trabalhamos em 2001 no Palmeiras e foi um período onde aprendi a admirar e respeitá-lo muito. Espero que consigamos executar bem todas as ideias que ele vem nos passando, afirmou.

Leandro Almeida citou o período que trabalhou com Roth no Atlético-MG, em 2009. Naquele ano, o Celso Roth chegou logo após o fim do Campeonato Mineiro. Joguei apenas cinco partidas sob o comando dele, eu era o capitão do time e não perdemos nenhuma. Logo depois recebi uma proposta e me transferi para o Dynamo Kiev, da Ucrânia. Eu só tenho elogios a fazer ao treinador. Além de ser uma excelente pessoa fora de campo, ele cobra bastante dos atletas e sabe tirar o melhor de cada um. Acredito que ele vá fazer um grande trabalho aqui no Coritiba, afirmou o jogador.

Recuperados
O lateral-direito Moacir, o zagueiro Leandro Almeida, o volante Germano e o atacante Zé Eduardo estão recuperados de lesões e podem reforçar o time no próximo jogo, dia 16, contra o Cene, no Couto Pereira, pela primeira fase da Copa do Brasil. O meia Jajá, com documentação regularizada, também poderá estrear. Celso Roth ainda não fez um primeiro esboço do time titular.