Quem visitar o Museu Oscar Niemeyer poderá conferir as exposições O Muro, Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura, Revisitações Plásticas – Arte Mexicana, 45 Manoel Coelho – Arquiteturadesign, Heist Films, Museu em Construção,  Cones, Espaço Niemeyer e o Pátio das Esculturas. Além das exposições, há ainda a sala em homenagem ao artista Waldemar Freyesleben.

No Museu Alfredo Andersen, a mostra Ser Maria, eis a questão, organizada pelo Grupo Lupa, mescla linguagens artísticas como fotografia, música, escultura, literatura e performance. Buscando um panorama atual da relação da mulher com o ambiente, o Grupo Lupa foi a campo e obteve relatos de vida, pensamentos e atitudes para mostrar o modo de vida e o pensamento da mulher na sociedade.

Já o Museu de Arte Contemporânea do Paraná abriga as exposições A Geodésia museológica, com curadoria de José Francisco Alves, que apresenta obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea que dizem respeito a territórios, paisagens, lugares concretos e universos imaginários. Além de [Conciliar], da artista plástica curitibana Uiara Bartira, que traz desenhos inéditos e gravuras realizadas entre 1985 e 2010, e Leveza e Tensão, de Eleonora Fabre, com obras produzidas entre 2011 e 2012. O trabalho é o resultado da união de dois objetos encontrados aleatoriamente. São instalações com objetos que tratam de tempo, memória vivida e personagens.

Quem for ao Museu Paranaense poderá conferir exposições que revelam detalhes e curiosidades da história do Paraná: Rituais indígenas e a fabricação do corpo, Um lar de família: exposição de mobiliário e objetos do cotidiano de uma família de Curitiba, Modos e Modas, Vladimir Kozák, o olhar de um viajante, Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense, além do Memorial à Indústria da Erva-Mate e da mostra 160 anos da Emancipação Política do Paraná.

Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262. Curitiba-PR.

SERVIÇO
Museu de Arte Contemporânea do Paraná – Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328. Curitiba-PR.
Museu do Expedicionário – Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231. Curitiba-PR.
Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400. Curitiba-PR.
Museu Paranaense – Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300. Curitiba-PR.
Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133. (41) 3221-4900.
www.cultura.pr.gov.br