Usuários do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) podem realizar os serviços da autarquia pela TV Digital, mesmo durante o feriado. A plataforma interativa lançada em dezembro de 2013 pelo Governo do Estado permite solicitar documentos de habilitação e veículos, consulta de dados e o passo a passo de processos.

O Departamento paranaense é o primeiro órgão público do Brasil a disponibilizar serviços pela televisão. O sistema garante comodidade ao cidadão e evita deslocamentos desnecessários. Junto com os serviços pela internet e nos terminais de autoatendimento, foram mais de 800 mil pessoas atendidas desde 2011, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Nesta primeira fase, a aplicação está disponível através da TV éParaná, com sinal digital em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Um símbolo com a letra i, de interatividade, aparece no canto da tela para abrir o aplicativo.

A programação do canal continua sendo exibida normalmente, mesmo com o sistema funcionando para realização de serviços. Basta usar as teclas coloridas e as setas do controle remoto para acessar o menu do Detran.

A TV Digital Interativa tem um ambiente virtual semelhante ao da Internet, mas com uma linguagem mais amigável e com o uso de controle que todo mundo já está acostumado a utilizar. O Paraná optou pelo software livre chamado Ginga, que é o programa padrão utilizado por todas as TVs adequadas ao sistema digital brasileiro, explica William Domingues, diretor de tecnologia da ABL System. Ele completa que é preciso apenas verificar se a televisão vem de fábrica com o selo DTVi ou adaptar um conversor.

SERVIÇOS – Para os televisores que têm o sinal digital, mas não estão conectados à internet, é possível acessar informações gerais, como procedimentos de habilitação, veículos e recurso de multas, entre outros.

Já nos domicílios em que o aparelho de TV esteja ligado em uma rede de internet, é possível realizar todos os serviços disponíveis pelo Detran Fácil no site e nos terminais de autoatendimento. Assim, o usuário pode solicitar segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir (PID), extrato de débitos do automóvel, autorização do transporte escolar, pontuação da Carteira de Habilitação e consulta de envio do licenciamento anual.

Novos serviços são inseridos no sistema regularmente, entre eles a preparação do processo de renovação de Carteira de Habilitação, o agendamento de exames médicos, consulta de resultados de testes e de recursos de multas e suspensão, além do simulado do teste teórico de direção.

A transmissão de sinal é automática e a informação vai em segundos para a casa do usuário, explica o analista de sistemas, Marcos Vinícius Gans.

USUÁRIOS – De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TV Digital já chega a mais de 2 milhões de domicílios paraenses e atinge uma população de quase 6 milhões de pessoas. O Paraná é o segundo Estado do país com maior número de cidades com sinal digital, atrás apenas de São Paulo. Hoje, 83 municípios paranaenses têm acesso à tecnologia.

O jornalista Alvaro Divardin é um dos usuários da TV Digital e aprovou o aplicativo do Detran. É bem fácil de usar, intuitivo e rápido. Muito bom, especialmente para quem não tem experiência com tablet ou computador, como minha mãe, por exemplo,