Com o intuito de aumentar a segurança e combater a criminalidade durante o feriado, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou no início da noite desta sexta-feira (18) a Operação Metropolitana que será desencadeada em Curitiba e Região Metropolitana. As ações, que iniciaram às 18 horas, no Quartel do Comando Geral da PM, no bairro Rebouças, serão efetuadas por policiais militares do 1º e 6º Comando Regional da PM.

O objetivo da operação, que conta com 150 policiais militares, é intensificar o policiamento ostensivo que já vem sendo feito nestas regiões com ações preventivas e repressivas por meio de bloqueios, abordagens, blitz de trânsito e saturação. Queremos proporcionar à comunidade tranquilidade, para que o cidadão de bem possa aproveitar seu feriado, e também àqueles que deixaram suas casas sozinhas, disse o subcomandante do 13º BPM, major Naasson Polak, que lançou a operação.

Justamente por muitas pessoas estarem viajando os criminosos aproveitam para agir e efetuar furtos e roubos. A PM, através dessas ações, busca garantir a segurança daqueles que foram viajar e também para quem permaneceu na capital e Região Metropolitana, procurando minimizar estas situações que possam ser praticadas, afirma o major Polak.

Durante as ações serão abordados pessoas e veículos, com o intuito de localizar armas, drogas e foragidos da justiça, pois dessa forma crimes como roubos, furtos e tráfico serão evitados. A partir do momento que o cidadão percebe que a Polícia Militar está na rua fazendo o seu trabalho ele se sente seguro. Estamos atuando para combater a criminalidade, sempre respeitando a dignidade do ser humano, complementa o major Polak.

As ações serão desencadeadas em terminais rodoviários, ruas não pavimentadas que podem ser usadas como rota de fuga e para o transporte de armas e drogas. A operação ajudará a diminuir a criminalidade e a incidência de crimes violentos contra a pessoa.

Pelo 1º CRPM participam o 12º BPM, o 13º BPM, o 20º BPM e o 23º BPM, pelo 6º CRPM participam o 17º BPM e o 22º BPM, além das unidades especializadas da PM, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Regimento de Polícia Montada (RPMOn), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE).