SÃO PAULO, SP, 20 de abril (Folhapress) – O presidente da General Motors disse hoje que a empresa e seus parceiros locais estão aumentando a capacidade de produção dos veículos da marca GM na China para cinco milhões.

No Salão do Automóvel de Pequim, na China, David Amman disse que a empresa também espera que as vendas de seu carro de luxo Cadillac dobrem para 100 mil no próximo ano.

General Motors e seus parceiros chineses estão no meio do que a empresa afirmou ser um programa de investimentos de US$ 12 bilhões até 2017.

Matt Tsien, presidente da GM China, disse que esse programa inclui a abertura de três fábricas ainda neste ano e mais duas no próximo ano. É desta forma que a empresa pretende chegar aos cinco milhões de capacidade produtivida de veículos da marca GM na China.

“Eu acredito que a adição de várias novas fábricas atualmente em construção nos ajudarão a alcançar a capacidade de 5 milhões de unidades até o final de 2015”, afirmou Tsien.

A GM disputa pescoço a pescoço com a alemã Volkswagen AG o posto de marca mais popular de carros da China. A GM disse anteriormente que em 2013 as vendas subiram 11,4%, terminando o ano em 3,1 milhões de veículos.

David Amman, o CEO da GM, contou ainda que a empresa espera crescer, pelo menos, tão rápido quanto o mercado este ano. Especialistas esperam que o mercado global expanda entre 8% e 10%. Isso poderia elevar as vendas da GM para 3,4 milhões.

“Estamos caminhando a toda velocidade para acompanhá-lo”, disse Amman, se referindo ao mercado. “Contamos com a China para mais um ano recorde em 2014.”

A empresa planeja aumentar a capacidade de produção na China em 65% até 2020, afirmou Tsien.

A empresa disse anteriormente, junto com parceiros locais, que vai investir US$ 12 bilhões em China entre este ano e 2017.

A GM fabrica sedãs, minivans e picapes em joint ventures com a estatal Shanghai Automotive Industries Co. e com a Liuzhou Wuling Motors Co. As três empresas também lançaram uma marca de baixo custo em separado, Baojun.