Ilhas de pedras claras, brilhando em um mar de azul profundo. O mesmo Egeu por onde navegaram os heróis da Mitologia é o cenário dos muitos cruzeiros marítimos, que acontecem até novembro, sempre fazendo escalas nas célebres ilhas Gregas. Rhodes, a célebre ilha pelo Colosso da Antiguidade, sempre foi um dos mais disputados destinos de turismo.

São praias que surpreendem pela beleza, pela cidadela rodeada por muralhas medievais bem conservadas; Patmos, onde São João se retirou para escrever o Apocalipse, guarda na gruta e no monastério o clima místico da meditação; Mykonos, com suas ruelas cheias de tavernas e barzinhos, um dos mais agitados centros do Mediterrâneo; Santorini, no alto da rocha, com as casas brancas, verdadeiro cartão postal da Grécia; Creta, ilha do Palácio de Knossos e da lenda do Minotauro e Atenas, escala obrigatória de todos os turistas.

Imagine águas claras e translúcidas, quilômetros de enseada, grutas, areias finas. E a junção de céu e mar azuis e, em torno de tudo, montanhas a perder de vista. Quem tiver dinheiro e vontade, pode adquirir tudo isso, para sempre.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

O Museu Arqueológico, em sua nova sede, destino obrigatório em Atenas

POR UM PUNHADO DE EUROS A GRÉCIA ESTÁ À VENDA
Depois de todos os problemas com a economia do país e do mundo, o governo de Atenas criou um projeto ambicioso de privatizações, até 2020. E está cedendo quase tudo aquilo que poderia vender, a chineses, árabes, turcos e até italianos.

A Grécia voltou a vender títulos do Estado, — depois de quatro anos de exclusão do mercado –, deixando entrever um final para a crise que deixou o país de joelhos. Para ter resultados positivos nos próximos cinco anos, a Grécia já vendeu quase tudo o que era possível liquidar. Segundo analistas, até 2020 quase a metade das riquezas do país está a risco de ficar nas mãos dos estrangeiros.

O novo programa de privatizações do departamento responsável pela valorização das propriedades do estado – Taiped – projetado pelo Fmi, Eu e Bce -, sustentado pelo primeiro ministro grego Antonis Samaras, prevê a entrada de 50 bilhões de euros em seis anos, depois da venda do patrimônio público. Até agora conseguiu apenas 3 bilhões.

A área do ex-aeroporto de Atenas, Hellenikon, foi disputado por um grupo de investidores, na maioria chineses, por 915 milhões de euros. A sociedade que dirige a loteria da Grécia, Opap, foi comprada por 712 milhões de euros pelo fundo de investimento tcheco, Emma Delta. A Desfa, entidade que distribui o gás, foi cedida para a sociedade pública Socar, por 400 milhões de euros. O porto Pireus está nas mãos da gigante chinesa da logística marítima, Cosco, que prevê investir 700 milhões de euros para transformar as instalações no maior terminal à disposição da China na Europa.

A receita para diminuir a conta de Atenas, prevê também a venda dos imóveis gregos no exterior, cerca de mil edifícios, no valor de 7 bilhões de euros. Até ilhas estão no pregão. Recentemente o Banco da Grécia vendeu, por 400 milhões de euros, o complexo hoteleiro Astera no luxuoso bairro Vouliagmeni de Atenas. O grupo que adquiriu a propriedade, um consórcio de investidores turcos e árabes, quer fazer no local um hotel de sete estrelas, o primeiro neste nível na Europa naquela região.

Enquanto acontecem as vendas, muitos analistas apontam já uma melhora na balança grega, o que não impede a crise social, que continua grave. Desemprego já passa dos 28% e, entre os jovens, 60%. Até o fim de 2014, o Gsee, maior sindicato do setor privado, aponta: 3,9 milhões de gregos desempregados, ou seja, 35% da população em estado de pobreza, vivendo com apenas 7.200 euros ao ano.

A indústria naval está paralisada, os canteiros de obras desertos e os operários continuam tentando a vida na Alemanha ou Austrália. O setor de consertos de navios, que foi em um tempo o orgulho da terra, já não existe. Um operário grego custa 40 euros a hora, enquanto os turcos ou africanos custam 8 a 10 euros.

A Comissão europeia sustenta que, embora as contas públicas estejam melhorando, a situação se mantém incerta. Atenas deve cobrir um buraco na balança de 5,5 bilhões até maio de 2015. E as vendas das riquezas nacionais continuarão em cartaz. Hora de adquirir ilhas, terrenos com vista para o mar, portos e complexos turísticos.


Como Roma, Atenas guarda debaixo da terra seus segredos e mistérios do passado

O LUXO PARA OS TURISTAS
Na verdade, a Grécia continua sendo o repositório da cultura da humanidade, um tesouro de belas paisagens e oferece o luxo para quem quiser. Para férias paradisíacas, o Mediterrâneo tem como destaque o Sani Resort, com requintes da famosa hospitalidade grega e o mar Egeu para acolher os visitantes com tranquilidade. Um verdadeiro santuário, instalado em uma reserva ecológica, no meio de pinheiros e campos de oliveiras.

São 100 hectares de natureza e muita beleza em estado puro, onde foram construídos quatro elegantes hotéis, um magnífico porto para barcos e iates e as sempre procuradas boutiques, ao lado de cafés, bares, restaurantes típicos e internacionalmente famosos.

O turista encontra toda uma gama de atividades e lazer, esportes e atrações tanto para crianças como para idosos. Para satisfazer a sede de cultura, é bom saber que o Sani Resort fica nas proximidades de Tessalônica, com seus museus, e também de Pella e Vergina, berço de Alexandre o Grande.

O Porto Sani Village & Spa faz parte do bem estar do Resort, com tratamentos baseado em aromaterapia. Tarifas a partir de 195 euros por pessoa na Marina Junior Suite, em ocupação dupla, entre 8 de outubro a 1º de novembro, para um mínimo de cinco noites, incluindo meia pensão.


Dançar e cantar, preservando a cultura regional, tradição grega

EXPEDIÇÃO AUSTRALIS
Entre outubro de 2014 e abril de 2015, os cruzeiros Australis partem da Patagônia para a Terra do Fogo, na descoberta de paisagens quase intocadas, passando pelo Canal de Beagle, Estreito de Magalhães, Darwin, Ushuaia e Cabo Horn. As rotas são originadas em Ushuaia (Argentina) e Punta Arenas (Chile), com exploração de geleiras, fiordes, ilhas lotadas de pinguins, visão de castores, leões marinhos, elefantes marinhos, baleias Jubarte e muita beleza natural.

As expedições são lideradas por guias experientes em história, geografia, navegação, fauna e flora da região. Os roteiros oferecem diferentes opções: são 6 round trips de 3 noites saindo e retornando a Ushuaia, entre Ushuaia e Punta Arenas; um roteiro de 5 a 6 noites – Gaúchos, pinguins e glaciares—começa e termina em Punta Arenas e a viagem de 7 noites na rota Ushuaia-Punta Arenas também é possível, nos dois sentidos.

Há também rotas one way, com opções de 3 ou 4 noites, para quem preferir partir ou ficar em uma das duas cidades. Há 2 saídas especiais Rota de Charles Darwin, inspirada na viagem do naturalista inglês no navio Beagle, que contribuiu para o desenvolvimento da Teoria da Evolução. Tarifa a partir de 1.895 dólares para 3 ou 4 noites.

Também terá saída especial a viagem para observação das baleias Jubarte em seu habitat natural. Duração de 3 a 4 noites a partir de 1.800 dólares. São tarifas por pessoa, no sistema all inclusive, que inclui passeios, refeições e bebidas.

A Australis opera com os navios Via Australis, com 64 cabines para 136 passageiros, e o Stella Australis com 100 cabines, para 210 passageiros. Todas cabines têm grandes janelas para a vista exterior, que também é apreciada nos salões e restaurantes. O cardápio tem opções internacionais e regionais, sempre incluindo vinhos chilenos.A companhia tem 20 anos de experiência nos roteiros. Veja em www.australis.com


A música e a hospitalidade: duas garantias na viagem pela Grécia

NOVATOS NO MUNDO DE BACO
Amplie seus conhecimentos sobre vinhos no Belmond Charleston Place, Carolina do Sul (Estados Unidos). O hotel oferece curso de especialização entre os dias 22 a 24 de agosto. O programa Wine W será ministrado pelo sommelier e diretor de vinhos Rick Rubel, responsável pelas 1.250 garrafas da premiada adega do restaurante do hotel, o Charleston Grill. O curso-imesão, começa na sexta feira e termina no domingo, com degustação às cegas e um grand pour com rótulos raros, tipo Romanée-Conti, Krug, Adelsheim, Zind Humbrecht.

Cada curso atende a 20 alunos e a tarifa inicia em 3 mil dólares, incluindo acomodação por 3 noites no hotel, todo material necessário, degustações, recepção na abertura e na conclusão do curso, com almoço gourmet e jantar de 8 pratos. O Belmond Charleston Place é reconhecido mundialmente pelo charme e luxo, no estilo geogrgiano. Local perfeito para explorar as ruas típicas, a arquitetura, os museus, os antiquários e a culinária regional.

OPÇÃO EM TAORMINA
Mas quem sabe das coisas, escolhe o tour por vinícola e passeio de trem ao monte Etna, na Sicília (Itália). É programa na belíssima e única Taormina, onde são destaques os hotéis Belmond Grand Hotel Timeo e Belmond Villa Sant’Andrea, referências de beleza, luxo e conforto.

A novidade é o tour pelas antigas áreas de produção de vinho do Monte Etna, visitando os terraços de lavas, adegas, vinícolas localizadas ao redor do maior vulcão da Europa. O rico solo vulcânico e o clima da Sicília favorecem a melhor produção de vinhos italianos, únicos. O Grand Hotel Timeo fica frente ao Teatro Grego, em uma colina que sempre foi refúgio de ricos e famosos. O Belmond Villa Sant’Andrea tem praia exclusiva com vista para o mar.

No tour os hóspedes utilizam carros particulares, para chegar ao porto de Riposto, onde embarcam em trem da histórica ferrovia Circumetnea, uma estreita linha férrea que existe desde 1898, rodeando o Etna. A viagem dura uma hora até Randozzo, cruzando pequenos vilarejos aos pés do vulcão. Ao descer do trem, os turistas são conduzidos para a visita a uma das mais exclusivas adegas da Sicília – a Planeta – onde fazem degustação de vinhos e almoçam. O passeio todo tem duração de 6 a 7 horas e custa 275 dólares por pessoa, incluindo transporte em carro particular, bilhetes de trem, visita guiada à adega Planeta, vinhos e almoço. Veja em www.belmond.com

A Belmond foi incorporada e é operada pela Oriente Express Hotels Ltd, que existe há 4 décadas e hoje engloba 45 hotéis, trens e cruzeiros fluviais especiais. Alguns hotéis são míticos, como o Grand Hotel Europa (São Petersburgo), Copacabana Palace (Rio de Janeiro), Marona Resort and Spa ( Riviera Maya). Além de operar safáris e trens turísticos de luxo, a Belmond oferece 3 cruzeiros fluviais e destaca o 21 um dos restaurantes mais famosos de Nova York.


Mosteiros e igrejas no alto das pedras: visão de uma outra Grécia, inesquecível

FESTIVAIS NA EUROPA
Da Eslováquia até a Ilha de Wight, o mundo festeja supertars, DJs, e até Rolling Stones.Para quem gosta do gênero, os festivais na Europa são a grande pedida no verão do continente do outro lado do mundo. É metaleiro, rock e pop, dança, hip hop, Rnb, folclore e jazz para ninguém botar defeito.

ROCK NO FESTIVAL DO SENA
De 22 a 24 de agosto: Blondie, Prodigy, Lana del Rey, Portishead são as principais estrelas do happening parisiense. Para informações, veja rockenseine.com/em

OYA FESTIVAL EM OSLO – de 5 a 9 de agosto, com The National, Janelle Monae e Bryan Ferry. Na área do festival são aceitos todos os cartões de crédito.

FESTIVAL EM BUDAPESTE – O Sziget Festival, de 11 a 18 de agosto, uma semana de música ao vivo na Hungria, com Lily Allen, Manic Street, Preachers, Stromae, Skrillex e Deadmaus. Consulte www.szigetfestival.it

FREQUENCY FESTIVAL – em Polsten, Áustria, de 14 a 16 de agosto. O evento é show do Duo Rap Macklemore & Ryan Lewis, mas também Bastille, Blink 182 e Placebo.