No último dia da Copa do Mundo no Brasil, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) cumprem mais uma vez seus papéis e garantem, numa integração exemplar, a tranquilidade e a segurança das 2 mil pessoas que compareceram à Fan Fest, em Curitiba (PR), para assistir a partida entre Alemanha e Argentina que consagrou a seleção alemã como tetracampeã mundial na tarde de domingo (13).

Além da área da Fan Fest, o esquema de segurança estava preparado para ser aplicado em diversas áreas da capital do Paraná. Durante as festas na Pedreira, um adolescente envolvido numa situação de agressão na fila de entrega das pulseirinhas foi encaminhado pela Polícia Militar.

Praticamente terminando as ações do CICCR, devido ao término da Copa do Mundo Fifa 2014, registramos um número baixíssimo de ocorrências em todos os jogos, algo insignificante diante de um evento de tal magnitude, tão importante para o mundo inteiro. Desde os jogos em Curitiba até a finalização dos eventos na Fan Fest, o número de ocorrências foi inexpressivo, graças às ações integradas, que seguiram um planejamento previamente estabelecido e foram gerenciadas adequadamente, avalia o coordenador do CICCR e delegado da Polícia Federal, Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia, que coordenou as atividades de segurança, em parceria com a SESP, durante os trabalhos da Copa do Mundo.

No Paraná, tudo transcorreu dentro da máxima coordenação e planejamento possíveis, sem grandes distúrbios, fechando com chave de ouro no que diz respeito à manutenção da ordem, realizando um policiamento ostensivo e ao mesmo tempo cordial com todas as pessoas, destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, Leon Grupenmacher.

Contando com um esquema integrado pelas forças de segurança pública do Estado, o CICCR realizou o monitoramento e acompanhamento do público da Fan Fest por meio dos caminhões da Copa, denominados Centro de Comando e Controle Móveis, que auxiliaram as forças policiais a identificar práticas ilícitas entre a multidão.

Houve um público de 2 mil pessoas na Pedreira no domingo e o CICCR registrou somente uma ocorrência no local, antes do início do jogo, na fila das pulseirinhas. Um adolescente se envolveu numa briga com outros torcedores e acabou encaminhado pela Polícia Militar por lesão corporal até a delegacia móvel na área da Fan Fest (Demafe), a qual ficou responsável por encaminhá-lo, se necessário, à Delegacia do Adolescente (DA), onde os procedimentos legais seriam tomados.

Para reforçar a segurança de todos os torcedores na Fan Fest, a Polícia Militar realizou algumas ações preventivas. Antes da comemoração, foram bloqueadas as ruas em torno da Pedreira Paulo Leminski para organizar a entrada e posterior saída do público do local. O 20º Batalhão da PM (20º BPM) atuou principalmente na região da Fan Fest, com bloqueios de trânsito para organizar o acesso dos torcedores ao local, e também na área do entorno, fiscalizando e abordando veículos e pessoas suspeitos.

O policiamento empregado e o isolamento feito ao redor também facilitou o trabalho, pois fizemos revistas, não deixamos que entrassem com materiais proibidos, realizamos uma boa triagem e isso colaborou e muito com o andamento dos trabalhos internos tanto ontem quanto hoje, aponta o comandante do 20º BPM, coronel Célio Luiz Banazeski, e responsável operacional da área da Fan Fest.

Na região sul da Capital e na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), o 13º e 23º BPMs proporcionaram tranquilidade a todos os moradores. No domingo, o policiamento nestas áreas foi feito com a Radiopatrulha (RPA) e a ROTAM. No entanto, para as comemorações do jogo do Brasil e Holanda (12), a rua Izaac Ferreira da Cruz, no bairro Sítio Cercado, entre as ruas Mandirituba e Tijucas do Sul, e a rua Enep Dubart, no Tatuquara, receberam bloqueios especiais para as comemorações feitos por policiais militares do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM). Não houve confusão nem ocorrências policiais nesta região, após a derrota do Brasil todos seguiram para suas casas, disse o major do 13º BPM – setor de planejamento -p major Manoel Jorge dos Santos Neto.

Também realizaram policiamento em diversas regiões da cidade o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), os batalhões 17º e 22º também intensificaram o policiamento nos locais de aglomeração de pessoas. Em todas as regiões, as unidades da PM empregaram seus efetivos operacionais como a Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), além de policiamento a pé.

Na central do CICCR, as instituições integradas no esquema de segurança pública participaram ativamente neste fim de semana, assim como em todos os outros dias no período de Copa, monitorando e fiscalizando a cidade para que tudo ocorresse de maneira tranquila. São instituições como a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Setran, a Defesa Civil, a Polícia Civil, a já citada Polícia Militar, além de outras.