Com a chegada do segundo semestre, muitos jovens que ainda não definiram qual vestibular prestar vivem um período complicado. A decisão de que profissão seguir — que pode ser para a vida toda — é uma tarefa complexa. E não só para os jovens, mas também para os pais deles.

Nessas horas, os pais se dividem entre aqueles que querem ajudar, mas não sabem por onde começar, e os que não querem atrapalhar ou influenciar a escolha dos filhos. Há, ainda, uma categoria à parte, a dos pais que priorizam outros afazeres e não dedicam o tempo adequado para seus filhos. Com isso, perdem a oportunidade de fazer uma grande diferença na vida dos jovens.

Os pais que têm disponibilidade e vontade de colaborar, ainda que não saibam como, podem, sim, participar sem interferir na escolha dos filhos, afirma o educador Maurício Sampaio, especialista em orientação profissional e autor do livro Influência Positiva – Pais & Filhos: construindo um futuro de sucesso. Essa essa insegurança por parte dos pais é normal, diz ele, Para Sampaio, a vontade dos pais em querer ajudar, ainda sem saber exatamente como, já é algo muito saudável no cenário atual.

O educador desenvolveu um método exclusivo em quatro passos para que os pais ajudem nesse processo. Segundo ele, com alguns minutos por dia, os pais podem ajudar seus filhos nessa autoanálise. Boas perguntas levam a excelentes reflexões. Perguntar somente se o dia foi legal é muito diferente de perguntar o que o filho aprendeu, afirma. Seguindo esses quatro passos, certamente os pais contribuirão muito para que seus filhos naveguem com segurança nesse mar de oportunidades que existe, conclui Sampaio.


PASSOS PARA OS PAIS AJUDAREM OS FILHOS

Passo 1: Ajudar seu filho a desenvolver o autoconhecimento
O início do sucesso da grande maioria dos profissionais está no autoconhecimento. Ninguém é capaz de chegar longe em sua profissão, carreira ou na própria vida pessoal se não souber quais são seus talentos. Descobrir um talento é importante não somente para apresentá-lo a outras pessoas ou a alguma empresa, para também para nos sentirmos mais capazes. É uma questão de autoestima. E os pais podem colaborar através de um bom trabalho de diálogo e observação, até porque nem sempre o adolescente se apega a detalhes que podem ser grandes sinalizadores.
Algumas perguntas que podem ser feitas:
-> O que você gosta de ler? Por que isso é importante para você?
-> Você admira alguma profissão em particular? O que ela tem de interessante?
-> Qual a matéria que você mais gosta? Por que você acredita ter facilidade nesse assunto?
-> Você está bem motivado hoje. Qual a razão?
-> Estou sentindo que você está muito triste. O que o deixa assim?

2) Realizar pesquisas constantemente
Esta talvez seja uma das etapas mais importantes – e mais negligenciadas. Pesquisar pode ajudar muito no processo de decisão, pois traz dados, tendências e resultados. Os pais podem ajudar os filhos a fazer uma pesquisa mais ampla, planejada e direcionada.
Para facilitar, dividam esse levantamento em três pilares de informação e mercado:
-> Mercado de trabalho: analisar os mercados de interesse, a localização, a expansão, e as tendências a médio e longo prazos.
-> Mercado educacional: é importante pesquisar a modalidade em que se enquadra o curso de interesse (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo), a grade de horários, o programa de conteúdos, se os professores possuem experiência no ramo de atividade, etc. Outros pontos relevantes são a tradição da instituição e se ela oferece apoio aos formandos para as questões relacionadas à carreira e ao ingresso no mercado de trabalho.
-> Rotina ocupacional: diz respeito ao dia a dia do profissional. Informações como a que horas ele acorda ou vai dormir; quantas horas trabalha por dia, semana, mês; se o trabalho requer muito esforço, etc. Isso é imprescindível no momento da escolha da carreira e a maioria dos jovens peca nesse quesito, acaba se iludindo com aparências.

3) Ajudar o filho a planejar e a agir
Um sistema de objetivos e metas é muito importante para quem deseja o sucesso, principalmente no caso de um jovem que está terminando o Ensino Médio. E é nessa hora que os pais podem contribuir.
-> O primeiro passo para ajudar o filho é incentivá-lo a construir objetivos. Sente-se com seu filho e pegue uma folha de papel. Peça a ela que liste tudo o que deseja, sem julgamento.
-> O segundo passo é ajudá-lo a desenvolver um sistema de metas, que seja possível de ser medido. Um dos mais conhecidos é o SMART: Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Time-bound (Temporizável).
-> O terceiro passo é verificar se a escola está contribuindo com a organização e a escolha profissional, afinal, ela também exerce um papel importante junto ao aluno.

4) Promover a autoavaliação
Avaliar-se constantemente é uma das formas mais eficazes de saber se está no caminho certo. Serve também para descobrir se o planejamento está sendo cumprido e se o que o jovem vem estudando está sendo aprendido.