O Zoom (www.zoom. com.br), em parceria com a Consumoteca, consultoria especializada em estudos sobre o mercado online, realizou pelo segundo ano seguido uma pesquisa exclusiva sobre esses consumidores. As principais informações levantadas neste estudo são o aumento da adesão do público masculino às compras online, predominância da classe B (representada por 53%), concentração da maior parte dos e-consumidores na região Sudeste (56%), bem como o crescimento do número de pessoas que possuem smartphone e/ou tablet (67% dos entrevistados). Outra mudança foi a preocupação com o preço como fato determinante para a compra. Na pesquisa anterior o item era o último, mas nesta pesquisa aparece em terceiro lugar como fator que define a compra.

A pesquisa, realizada pelo segundo ano consecutivo, revela ainda que ter tido uma boa experiência de compra e ter certeza de que receberá o produto comprado são os fatores primordiais para realizar uma compra pela internet. Dos entrevistados, 37% priorizam as lojas que já proporcionaram uma boa experiência, 33% estão mais preocupados com a confiança na entrega e 32% buscam pelo melhor preço. Na edição do ano passado (2013), preço aparecia representado por apenas 19%, como critério para decisão da compra online.

O estudo revela ainda que 62% dos entrevistados possuem smartphones e/ou tablets e desses 62% usam esses aparelhos para pesquisar preços ou comprar produtos. Apesar do crescimento da adesão a dispositivo móveis, apenas 31% finalizam a compra pelo aparelho. A maioria das pessoas (45%) compra usando PCs, 22% apenas pesquisam preços e 2% preferem ir à loja física para comprar o item pesquisado. Segundo a pesquisa, 39% preferem comprar por sites ao invés de aplicativos por serem mais fáceis e simples de navegar e 60% acham que os sites fornecem mais informações sobre o produto. Em contrapartida, 48% das pessoas preferem os aplicativos para suas compras online por esses apresentarem menos publicidade que os sites.


PERFIL

Homens superam mulheres
Uma das principais mudanças do perfil das pessoas que compram pela internet diz respeito ao crescimento da adesão do público masculino pelas compras online (57% homem x 43% mulheres). Em relação à faixa etária, constata-se que comprar pela internet faz parte da realidade de todas as faixas etárias, mas a maior concentração desse público, representada por 17%, está na faixa dos 18 a 24 anos.


-> 14% das compras online são feitas na região Sul. O percentual é bem menor que o Sudeste (56%), que concentra maior número de e-consumidores. A segunda região é o Nordeste, com 19%.