SÃO PAULO, SP – A rodovia Régis Bittencourt ainda registrava 16 km de congestionamento por volta das 18h40 desta segunda-feira (28), no sentido da capital paulista, em decorrência de um acidente ocorrido de manhã no km 290, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. As duas faixas já tinha sido liberadas, mas o acostamento continuava bloqueado.
O acidente, envolvendo um caminhão e uma carreta, aconteceu por volta das 10h50 e provocou queda de um produto químico conhecido como antimônio. Com isso, a estrada ficou totalmente bloqueada até as 14h, quando a concessionária responsável montou uma faixa reversível no sentido oposto para liberar o tráfego.
A pista sentido São Paulo começou a ser liberada apenas por volta das 17h40, com a liberação da faixa da esquerda. Às 18h40, o acostamento continuava fechado e não havia previsão de liberação.
A lentidão, no horário, se estendia do km 306 até o km 290 no sentido São Paulo, passando pelas cidades de São Lourenço da Serra e Itapecerica da Serra. No sentido Curitiba, o motorista também encontrava problemas, ainda em consequência da reversível montada durante a tarde. A retenção ia do km 279 até o km 284.
Segundo a concessionária responsável pela estrada, o acidente não deixou feridos e as causas ainda serão apuradas.
De acordo com a Cetesb, o produto que caiu na pista é utilizado, principalmente, como retardante de chamas para têxteis, plásticos, adesivos, tintas, papel e borracha. A exposição aguda a este produto pode resultar em efeitos na pele e olhos.