A Caixa Cultural Curitiba apresenta de 20 a 23 de agosto, a série musical Nascente e Foz, formada por quatro shows e quatro debates que põem em diálogo a obra de grandes poetas brasileiros e a produção de compositores contemporâneos. Os shows de Pedro Sá Moraes, Thiago Amud, Música Surda e Banda Escambo contam com interferências poéticas dramatizadas, respectivamente, pelos atores Emílio de Mello, Elisa Lucinda. Clarice Niskier e Paulo Betti. Os debates, mediados pelo escritor José Castello, terão a participação de um ator, um compositor e um estudioso da área.

O projeto, que já passou pelos espaços culturais da CAIXA no Rio de Janeiro e em Salvador, propõe o encontro entre compositores de uma nova geração, que vem angariando o respeito da crítica e de plateias crescentes, e a obra de grandes mestres da poesia nacional. Celebram-se, assim, influências da poesia de Jorge de Lima em Thiago Amud; de Manuel Bandeira em Pedro Moraes; de Cecília Meireles em Música Surda e de Oswald de Andrade em Escambo.

Este diálogo entre os jovens compositores e os poetas que os inspiram — seja por temática, por influência estilística ou por traços filosóficos — também será revelado nas intervenções poéticas a cargo dos atores Elisa Lucinda, Clarice Niskier, Emílio de Mello e Paulo Betti. As declamações acontecem como epígrafes ou intermezzos lítero-dramáticos, que induzem a audiência a uma viagem pelo universo dos escritores e ilustram como as infinitas nascentes de nossa cultura seguem desaguando nos rios caudalosos de música popular brasileira.

Os debates, ao final de cada apresentação, têm como proposta a discussão da influência das obras literárias nas produções artísticas contemporâneas. Além dos compositores, atores e o mediador José Castelo, foram convidados para participar dos bate-papos os pesquisadores da área cultural Raquel Bueno, Juca Lima, Guilhermo Gontijo Flores e Marcelo Sandmann.
 
SERVIÇO
O quê: Projeto Nascente e Foz
Onde: Caixa Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro – Curitiba (PR)
Quando: 20 a 23 de agosto de 2014 (quarta-feira a sábado)
Quanto: Vendas a partir de 16 de agosto (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111. De terça a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 16h às 19h
Classificação etária: Livre.